PUBLICIDADE

Política

Justiça derruba liminar que proíbe Chalita de usar imagem de Dilma

27 ago 2012 - 16h49
(atualizado às 17h22)
Compartilhar

A Justiça Eleitoral de São Paulo derrubou na tarde desta segunda-feira a liminar favorável ao PT, que proibia o candidato do PMDB, Gabriel Chalita, de usar a imagem da presidente Dilma Rousseff em sua propaganda no rádio e na televisão. Em entrevista a TV Estadão, Chalita afirmou que usará a imagem da presidente, mas que ainda não há nada definido sobre o assunto em sua campanha.

Veja o cenário eleitoral nas capitais

Veja os salários dos prefeitos e vereadores das capitais

Na última sexta-feira o juiz Manoel Luiz Ribeiro deu liminar favorável ao PT após a coligação de Fernando Haddad entrar com recurso no Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP). O magistrado explicou, na decisão, que a aparição de Dilma no programa do peemedebista pode dar a ideia de que a presidente apoia Chalita. "Há, em tese, a associação de ideia que pode confundir o eleitor", escreveu o juiz na ocasião.

Na nova decisão, porém, o juiz auxiliar da propaganda na capital, Manoel Luiz Ribeiro, considera que "a exibição da imagem da atual presidenta (sic) da República ao lado de candidato, em provável evento oficial, não traduz participação em apoio", nem mesmo a afirmação "é amigo da presidenta Dilma e é do PMDB, partido que faz parte do Governo Federal."

Para Ribeiro, "não há impedimento à exibição de imagem do presidente da República por candidato desse ou daquele partido, desde que autêntica e não se distorça a realidade, procurando induzir a conclusão de apoio político inexistente."

Parceria

Chalita tenta associar sua imagem à da presidente Dilma Rousseff e também ao governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, como parte de sua estratégia de campanha. O peemedebista se diz o único capaz de unir os esforços do governo federal e estadual em prol de São Paulo por conta do bom relacionamento que afirma ter com ambos.

A estratégia do PT de evitar que partidos da base aliada que concorrem contra o PT usem a imagem de Dilma e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é nacional. A orientação para os diretórios de todo o Brasil é para que, caso se constate o uso das imagens, a Justiça seja acionada.

Além de São Paulo, em outras capitais, como Recife e Belo Horizonte, o PT tenta evitar a associação de seus membros com partidos adversários na disputa.

O Terra não conseguiu contato com a campanha de Haddad até o momento da publicação desta matéria.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade