PUBLICIDADE

Política

Jovens fazem protesto por voto facultativo, em São Paulo

7 out 2012 - 16h41
(atualizado às 17h04)
Compartilhar
Thiago Tufano
Direto de São Paulo

Quatro jovens fizeram uma pequena manifestação no Colégio Presbiteriano Mackenzie, segundo maior colégio eleitoral de São Paulo, localizado na região central da capital paulista. Os estudantes protestavam dentro da faculdade a favor do voto facultativo no Brasil, na tarde deste sábado, mas acabaram repreendidos pela Polícia Militar, que fazia a segurança do local.

Conheça os candidatos a vereador e prefeito de todo o País

Acompanhe as pesquisas eleitorais

Veja o cenário eleitoral nas capitais

Confira quanto ganham os prefeitos e vereadores nas capitais brasileiras

"Ficamos cerca de quatro minutos lá dentro, deitamos no chão e fizemos nosso protesto pacificamente, de maneira ordeira e sem fazer barulho", afirmou Renato Fel, 20 anos, estudante de direito. "Vivemos pela democracia", completou o universitário.

Os quatro estudantes estavam vestidos com camisetas com dizeres "Mudança Já" e "Voto Facultativo" e com as caras pintadas com as cores da bandeira brasileira. Os policiais militares pegaram os estudantes pelo braço e os tiraram de dentro do colégio, rasgando os cartazes que serviam de protesto.

Fora do Mackenzie, os estudantes continuaram protestando, com gritos de guerra e apitos, chamando a atenção dos eleitores que passavam pelo local.

O Mackenzie é o segundo maior colégio eleitoral da cidade de São Paulo, ficando atrás apenas do local de votação na Bela Vista, na Avenida Brigadeiro Luiz Antônio.

Eleições 2012

As eleições municipais de 2012, que ocorrem no domingo, 7 de outubro, levarão às urnas mais de 138 milhões de brasileiros aptos a escolher prefeitos e vereadores para um mandato de quatro anos. Em todo o País, são cerca de 436 mil sessões eleitorais, que estarão abertas das 8h às 17h.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mais de 15 mil candidatos a prefeito, 16 mil a vice-prefeito e 481 mil a vereador disputam o pleito.

A votação acontece em 5.568 municípios - somente o Distrito Federal e a ilha de Fernando de Noronha não terão eleição. Em 229 cidades de 24 Estados, os eleitores terão à disposição um novo sistema que vem sendo adotado gradativamente pela Justiça Eleitoral: o voto biométrico.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade