1 evento ao vivo

Ibope: Pelegrino vai a 34% e ultrapassa ACM Neto, com 29%

6 out 2012
21h27
atualizado às 21h59
Lucas Esteves
Direto de Salvador

Pesquisa Ibope divulgada na noite deste sábado aponta a liderança de Nelson Pelegrino (PT) na disputa pela prefeitura de Salvador com 34% das intenções de voto. Ele ultrapassou seu principal adversário, ACM Neto (DEM), que liderou a maior parte da corrida eleitoral, e agora tem 29%. O terceiro colocado é Mário Kertész (PMDB), que alcançou 7%, seguido de bispo Márcio Marinho, com 5%. Rogério Tadeu da Luz (PRTB) e Hamilton Assis (Psol) tiveram 3% e 2%, respectivamente. Brancos e nulos somam 11% e indecisos chegaram a 9%.

O Ibope realizou cinco pesquisas ao longo da corrida eleitoral em Salvador. Neste caminho, Pelegrino foi o candidato que demonstrou maior evolução. Ele começou o pleito com 13% no dia 3 de agosto e avançou 21 pontos ao longo da campanha, segundo o instituto. O maior prejudicado foi ACM Neto, que saiu de 40% para os atuais 29%.

A pesquisa foi feita entre os dias 4 e 6 de outubro, tendo consultado 805 eleitores. A margem de erro é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos. O registro da pesquisa no Tribunal Superior Eleitoral é 00487-2012.

Um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um voto para vencer no primeiro turno. Para fazer o cálculo dos válidos, são excluídos os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. Mesmo procedimento utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição.

Eleições 2012
As eleições municipais de 2012, que ocorrem no domingo, 7 de outubro, levarão às urnas mais de 138 milhões de brasileiros aptos a escolher prefeitos e vereadores para um mandato de quatro anos. Em todo o País, são cerca de 436 mil sessões eleitorais, que estarão abertas das 8h às 17h. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mais de 15 mil candidatos a prefeito, 16 mil a vice-prefeito e 481 mil a vereador disputam o pleito.

A votação acontece em 5.568 municípios - somente o Distrito Federal e a ilha de Fernando de Noronha não terão eleição. Em 229 cidades de 24 Estados, os eleitores terão à disposição um novo sistema que vem sendo adotado gradativamente pela Justiça Eleitoral: o voto biométrico.

Fonte: Especial para Terra
publicidade