PUBLICIDADE

Política

Ibope: Elmano e Roberto Cláudio tem empate técnico em Fortaleza

6 out 2012 - 20h42
(atualizado às 21h35)
Compartilhar

Arituza Timbó
Direto de Fortaleza

A chance de um segundo turno em Fortaleza (CE) parece estar cada vez mais forte. Os candidatos Elmano de Freitas (PT) e Roberto Cláudio (PSB) estão tecnicamente empatados, segundo pesquisa Ibope divulgada neste sábado. Elmano lidera a preferência do eleitorado com 26% dos votos, enquanto Roberto Cláudio segue encostado no petista com 22%.

Veja o mapa astral dos candidatos a prefeito de SP

Conheça os candidatos a vereador e prefeito de todo o País

Acompanhe as pesquisas eleitorais

Veja o cenário eleitoral nas capitais

Veja os salários dos prefeitos e vereadores das capitais

Ainda de acordo com os dados da pesquisa, Moroni Torgan (DEM) e Heitor Férrer (PDT) aparecem com 17% e 14%, respectivamente. Em quinto lugar está o candidato do Psol, Renato Roseno, com 10% das intenções, seguido por Inácio Arruda (PCdoB) e Marcos Cals (PSDB), ambos com 2%. Os votos brancos ou nulos e os indecisos totalizaram 7% do eleitorado pesquisado. Já Francisco Gonzaga (PSTU), professor Valdeci (PRTB) e André Ramos (PPL) não pontuaram.

Votos válidos

Os votos válidos, que não incluem os indecisos, brancos e nulos, levaram Elmano de Freitas à primeira posição com 28% das intenções. Roberto Cláudio continua em segundo lugar com 24%. Moroni Torgan e Heitor Férrer aparecem com 18% e 15%, respectivamente. Renato Roseno totaliza 11% das intenções de votos. Inácio Arruda e Marcos Cals surgem com 2% dos votos.

O levantamento ouviu 805 eleitores entre os dias 5 e 6 de outubro. A pesquisa foi encomendada pela TV Verdes Mares e registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE) sob o número 165/2012. A margem de erro é de 3 pontos percentuais.

Rejeição

O candidato do DEM, Moroni Torgan, lidera a taxa de rejeição com 32%. Elmano vem em segundo, com 30%, seguido por Roberto com 27% e Inácio com 21%. Gonzaga aparece com 20% de rejeição, André Ramos 18%, Marcos Cals e Valdeci com 15%, Renato Roseno 14% e Heitor Férrer 9%.

Os eleitores que não sabem ou não responderam a pesquisa somam 2% do entrevistados. Os que poderiam votar em todos os candidatos aparecem com 6%.

Eleições 2012

As eleições municipais de 2012, que ocorrem no domingo, 7 de outubro, levarão às urnas mais de 138 milhões de brasileiros aptos a escolher prefeitos e vereadores para um mandato de quatro anos. Em todo o País, são cerca de 436 mil sessões eleitorais, que estarão abertas das 8h às 17h. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mais de 15 mil candidatos a prefeito, 16 mil a vice-prefeito e 481 mil a vereador disputam o pleito.

A votação acontece em 5.568 municípios - somente o Distrito Federal e a ilha de Fernando de Noronha não terão eleição. Em 229 cidades de 24 Estados, os eleitores terão à disposição um novo sistema que vem sendo adotado gradativamente pela Justiça Eleitoral: o voto biométrico.

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade