Eleições

publicidade
06 de outubro de 2012 • 21h51 • atualizado às 07h32

Ibope: Campo Grande terá segundo turno entre PP e PMDB

 

Paula Vitorino
Direto de Campo Grande

A pesquisa do Ibope para a prefeitura de Campo Grande (MS), encomendada pela TV Morena e divulgada na noite deste sábado, afirma que deve haver segundo turno na cidade. Conforme o instituto, Alcides Bernal (PP) tem 39% das intenções de voto, seguido por Edson Giroto (PMDB), com 27%; Reinaldo Azambuja (PSDB), que tem 14%; Marcelo Bluma (PV), com 2%, e Suél Ferranti (PSTU) e Sidney Melo (Psol), que não pontuaram. Votos brancos e nulos somaram 4% e indecisos, 9%.

Veja o mapa astral dos candidatos a prefeito de SP
Conheça os candidatos a vereador e prefeito de todo o País
Acompanhe as pesquisas eleitorais
Veja o cenário eleitoral nas capitais
Veja os salários dos prefeitos e vereadores das capitais

A pesquisa também aponta que Bernal tem 44% dos votos válidos - quando são desconsiderados os brancos, nulos e indecisos -, seguido por Giroto (31%), Azambuja (16%), Vander (6%), Bluma (2%), Suél Ferranti (1%) e Sidney, que não pontua.

Rejeição
Questionados sobre em quem não votariam de jeito nenhum, os eleitores apontam Giroto com o maior índice: 39%. Vander está em segundo, com 27%; Suél apresenta 25%; Sidney e Bernal empatam com 14%, Azambuja tem 11% e Bluma aparece com 9% de rejeição.

A pesquisa ouviu 602 eleitores entre os dias 4 e 6 de outubro. O levantamento está registrado no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MS), com o número 00368/2012. A margem de erro é de 4 pontos percentuais.

Eleições 2012
As eleições municipais de 2012, que ocorrem no domingo, 7 de outubro, levarão às urnas mais de 138 milhões de brasileiros aptos a escolher prefeitos e vereadores para um mandato de quatro anos. Em todo o País, são cerca de 436 mil sessões eleitorais, que estarão abertas das 8h às 17h. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mais de 15 mil candidatos a prefeito, 16 mil a vice-prefeito e 481 mil a vereador disputam o pleito.

A votação acontece em 5.568 municípios - somente o Distrito Federal e a ilha de Fernando de Noronha não terão eleição. Em 229 cidades de 24 Estados, os eleitores terão à disposição um novo sistema que vem sendo adotado gradativamente pela Justiça Eleitoral: o voto biométrico.

Especial para Terra