PUBLICIDADE

Política

Ibope aponta liderança de candidato do PT à reeleição em Goiânia

31 ago 2012 - 09h08
(atualizado às 10h06)
Compartilhar
Mirelle Irene
Direto de Goiânia

Pesquisa realizada pelo Ibope em Goiânia (GO), publicada nesta sexta-feira no jornal O Popular, mostra que o candidato do PT à reeleição, prefeito Paulo Garcia, consolida a primeira colocação na corrida eleitoral na capital de Goiás. Ele aparece com 34% das intenções de voto na pesquisa estimulada; em segundo vem o candidato do PTB, deputado federal Jovair Arantes, com 8%; em terceiro o candidato do PMN, deputado estadual Elias Júnior, com 7%, e Isaura Lemos, deputada estadual do PCdoB, com 6%.

O prefeito Paulo Garcia (PT) consolida a primeira colocação na corrida eleitoral na capital de Goiás, com 34% das intenções de voto
O prefeito Paulo Garcia (PT) consolida a primeira colocação na corrida eleitoral na capital de Goiás, com 34% das intenções de voto
Foto: Divulgação

Os outros quatro candidatos na disputa pontuaram abaixo da faixa dos 5%, caso do vereador Simeyson Silveira (PSC), que alcançou 3%; do candidato do Psol, Professor Pantaleão, com 2%; do candidato do PPL, José Netho, com 1%, e do candidato do PSTU, Rubens Donizetti, que teve 0% das intenções de voto registradas. A pesquisa também apontou 20% para os eleitores que declararam votar em branco ou anular o voto e 18% de indecisos.

No levantamento espontâneo, Paulo Garcia (PT) também lidera, com 28%, seguido por Jovair Arantes, com 5%. Na sequência aparecem Isaura Lemos (PCdoB), com 4%, Elias Júnior (PMN), com 3%, e José Netho (PPL), Professor Pantaleão (Psol) e Simeyson Silveira (PSC), com 1% cada um. Outros nomes foram citados por 1% dos eleitores. Os que declararam branco ou nulo foram 21%, e os indecisos ou que não responderam, 35%.

No item rejeição, a candidata do PCdoB, Isaura Lemos, lidera com 19%, seguida por Paulo Garcia (PT) e Elias Júnior (PMN), com 17% cada. Jovair Arantes (PTB) e Professor Pantaleão (Psol) alcançaram 16% e Simeyson Silveira (PSC) teve índice de 15%. Rubens Donizetti, do PSTU, chegou a 14% neste item e o candidato do PPL, José Netho, foi apontado como o menos rejeitado, com 13%. Votos brancos e nulos somaram 21% e os indecisos ou que não souberam responder, 32%.

O jornal destaca ainda o índice de interesse dos eleitores com o processo eleitoral, registrado também pelo Ibope. A pesquisa mostrou que 38% dos eleitores não têm nenhum interesse pelas eleições, 32% têm pouco interesse, 17% têm um interesse médio, 12% dos eleitores declararam ter muito interesse e 1% disseram que não sabem ou não quiseram respnder. A margem de erro da pesquisa é de 4 pontos porcentuais, para mais ou para menos. O Ibope ouviu 602 eleitores de Goiânia, entre os dias 27 e 29 de agosto, e o levantamento foi registrado no Tribunal Regional Eleitoral de Goiás sob o número GO ¿ 00141/2012.

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade