PUBLICIDADE

Política

Haddad lamenta saída de Erundina da chapa com PT: 'não gostei'

19 jun 2012 - 18h51
(atualizado às 19h37)
Compartilhar
Marina Novaes
Direto de São Paulo

O pré-candidato do PT à prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad, lamentou na noite desta terça-feira a desistência da deputada federal Luiza Erundina (PSB) de ser sua vice na chapa. Erundina ficou descontente com o apoio do ex-prefeito e deputado federal Paulo Maluf (PP), anunciado na segunda-feira, e sua saída da coligação foi comunicada a Haddad pelo governador de Pernambuco e presidente nacional do PSB, Eduardo Campos, após reunião com a parlamentar, em Brasília.

Haddad demonstrou decepção com a desistência de Erundina
Haddad demonstrou decepção com a desistência de Erundina
Foto: Léo Pinheiro / Terra

"Não gostei. Gostaria que ela permanecesse. (...) Como não esperava essa decisão, eu não tinnha plano B, até porque seria uma indelicadeza e seria contra as expectativas que eu nutria da permanência da Luiza conosco", afirmou. Ao saber da notícia, Haddad adiou um encontro que teria com militantes petistas em um centro comunitário na zona leste de São Paulo, e deve se reunir ainda hoje com a cúpula petista para decidir o que será feito a partir de agora.

Segundo Haddad, o PSB deixou o PT livre para procurar outro nome para vice, mas o partido ainda aguarda a decisão do PCdoB, que ainda não definiu se irá apoiar Haddad ou lançar candidatura própria. A expectativa é que o PCdoB decida até o final dessa semana que rumo tomar nestas eleições.

Decepcionado, Haddad disse, no entanto, que respeita a decisão de Erundina, e afirmou que ela irá apoiá-lo "como cidadã". "Eu respeito seus sentimentos e agradeço por ela ter reiterado seu apoio à minha candidatura. Ela disse que, como cidadã, irá me apoiar, que é uma decisão que envolve a presença dela na chapa, mas que politicamente estará alinhada à minha campanha", afirmou.

Mais cedo, Haddad disse que tanto o PSB quanto o PT haviam avisado a Erundina sobre a aliança com o PP, e demonstrou surpresa com a reação da ex-prefeita. Nos bastidores, porém, a deputada teria demonstrado descontentamento com o fato de o ex-presidente Lula ter ido à casa de Maluf formalizar a aliança, o que ele não fez quando seu nome foi anunciado como vice, por motivos de saúde.

Questionado se a desistência de Erundina atrapalha sua campanha, Haddad desconversou e disse estar "tranquilo". "Ninguém queria que isso acontecesse. Mas eu sou uma pessoa de partido, eu funciono com base em critérios partidários, (...) e o PSB continua conosco, portanto estou tranquilo", disse.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade