PUBLICIDADE

Política

Haddad cobra "mensalão tucano" e garante Dilma na campanha

29 ago 2012 - 11h48
(atualizado às 16h54)
Compartilhar

O candidato do PT à prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad, comentou, em entrevista exclusiva ao Terra nesta quarta-feira, o julgamento do mensalão, processo que está sendo julgado simultaneamente à campanha eleitoral. O candidato defendeu a investigação de casos de corrupção de todos os tipos, e disse que isso é o melhor a ser feito para o bem da democracia. Aproveitando a oportunidade, o candidato lembrou do "mensalão tucano", criticando a falta de julgamento até o momento. "Quem não deve, está tranquilo, deve incentivar (a fiscalização da corrupção). Acredito que a política pode voltar a ser considerada nobre."

Veja a íntegra da entrevista com o candidato Fernando Haddad

Veja o cenário eleitoral nas capitais

Veja os salários de prefeitos e vereadores nas capitais

Entenda como funciona a Justiça Eleitoral

"O que for julgado, vai ser julgado. O mensalão do PSDB, o mensalão tucano, que aconteceu quatro ou seis anos antes, não foi julgado ainda. Acho que a sociedade deveria exigir a investigação de todos os demais casos que envolvem corrupção. Não podemos deixar os crimes serem prescritos", afirmou. O mensalão tucano, ou mensalão mineiro, é um suposto esquema de corrupção na campanha de reeleição do tucano Eduardo Azeredo (PSDB) ao governo de Minas Gerais em 1998.

Haddad também discutiu algumas medidas que ele acredita que merecem atenção e investigação. "Há escândalos dos anos 90 que aparentemente não há interesse em reavivar. A mudança da emeda constitucional que permitiu as reeleições, as privatizações", comentou.

O petista comentou a participação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na campanha, que costuma comparar Haddad com a presidente Dilma Rousseff (PT), alegando que ambos eram pouco conhecidos antes da eleição, por nunca terem disputado um cargo público eletivo. Haddad afirmou que a presidente logo deve aparecer em sua campanha. "Ela virá participar da campanha, sem dúvida. Toda campanha tem uma estratégia e estamos seguindo à risca o que foi traçado em janeiro", disse.

O ex-ministro da Educação também se disse honrado pela comparação com Dilma feita por Lula. "Nós não disputamos a eleição, temos carreira acadêmica e substância técnica. Mas a presidenta Dilma tem uma história riquíssima de serviços prestados ao País, ela desafiou a ditadura, lutou pela democracia", elogiou.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade