PUBLICIDADE

Política

Haddad acusa Serra de usar pastor como 'preposto' para ofendê-lo

11 out 2012 - 14h46
(atualizado às 17h56)
Compartilhar

Ricardo Santos
Direto de São Paulo

O candidato do PT à prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad, acusou nesta quinta-feira o adversário nas eleições, o tucano José Serra, de usar o pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, como um 'preposto' para ofendê-lo.

Confira quanto ganham os prefeitos e vereadores nas capitais brasileiras

De acordo com o jornal Folha de S. Paulo, Malafaia, que se aliou a Serra, prometeu usar o kit anti-homofobia para "arrebentar" o petista. A distribuição da cartilha em escolas pelo Ministério da Educação em 2011, foi suspensa após forte reação da bancada evangélica no Congresso.

"Ele (Serra) trouxe do Rio de Janeiro um pastor para me ofender", afirmou Haddad. "Nós teremos vários debates. Se ele quiser pautar o debate sobre tolerância e intolerância, eu estou disposto a conversar, agora tem que ser ele, não pode ser por preposto. Não posso responder ao submundo da política, eu tenho que responder a ele", defendeu-se o petista.

Haddad fez a declaração durante o anúncio de apoio do PMDB a sua candidatura. Como a questão religiosa pode entrar no debate, a aliança com Gabriel Chalita poderia ser interpretada como um aceno aos religiosos, com quem o peemedebista tem boa relação - o que Haddad negou. "Só estou fazendo um convite pelo bom nível da campanha, não instrumentalizar pessoas, não ameaçar pelos jornais, acho que esses termos não são apropriados para uma campanha democrática."

Silas Malafaia

Na tarde desta quinta-feira, o pastor divulgou no Youtube um vídeo de cerca de 12 minutos criticando o candidato do PT e defendendo o direito de pastores e evangélicos defenderem um candidato.

Na gravação, Malafaia afirma que não é contrário ao PT e sim a Haddad. O pastor afirma que votou no ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e que é ligado a petistas em outras cidades.

Malafaia também afirmou que não possui ligação com Serra e nenhum outro candidato. O pastor chamou Haddad de "preconceituoso" as falas de Haddad, e disse que o petista "perdeu a oportunidade de ficar de boca fechada e não falar asneira". "Não sou massa de manobra, nem moleque comprado para defender alguém", disse.

O pastor voltou a criticar Haddad por conta do kit anti-homofobia proposto pelo ex-ministro da Educação, e chamou a proposta de "kit-gay". Segundo Malafaia, o kit buscava incentivar o "homossexualismo nas escolas".

Outra crítica é referente à gestão de Haddad em relação ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

No final, o pastor afirma que não pretende afirmar que Serra é perfeito, e que o tucano "tem defeitos", mas, segundo ele, é mais capacitado que o petista para administrar uma cidade das proporções de São Paulo.

Declaração foi feita nesta 5ª, quando o PMDB anunciou apoio a Haddad
Declaração foi feita nesta 5ª, quando o PMDB anunciou apoio a Haddad
Foto: Adriano Lima / Terra
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade