PUBLICIDADE

Política

Gustavo Fruet, do PDT, é eleito prefeito de Curitiba

28 out 2012 - 17h29
(atualizado às 21h32)
Compartilhar

Com 100% das urnas apuradas em Curitiba (PR), Gustavo Fruet (PDT) foi eleito prefeito com 597.200 votos (60,65%). O ex-deputado federal virou o resultado em relação ao primeiro turno, quando somou 27,22% dos votos válidos, contra 34,09% do adversário Ratinho Júnior (PSC), que ficou com 39,35% (387.483) dos votos no segundo turno.

Confira quanto ganham os prefeitos e vereadores nas capitais brasileiras

Formado em Direito, com mestrado e doutorado na área, Fruet aparecia nas pesquisas anteriores ao primeiro turno como o terceiro colocado, mas deixou o atual prefeito Luciano Ducci (PSB) para trás na corrida à prefeitura da capital paranaense. Nos levantamentos do segundo turno o pedetista já aparecia à frente do social-cristão, estimativas confirmadas pelos eleitores nas urnas.

A carreira política do prefeito eleito de Curitiba começou em 1997, pelo PMDB, quando se elegeu vereador na cidade que vai governar a partir do dia 1° de janeiro. Deixou o mandato para substituir o pai, Maurício Fruet, na candidatura à Câmara dos Deputados e se elegeu. Em 2002 e 2006 renovou os mandatos, na segunda vez já pelo PSDB, a que se filiou em 2004.

Em 2010, quando tentou uma vaga no Senado, ficou em terceiro lugar, com 2,5 milhões de votos, e perdeu a cadeira para Roberto Requião (PMDB) e Gleisi Hoffmann (PT) - hoje ministra da Casa Civil. Em 2011, como o PSDB paranaense não demonstrou interesse em lancar o nome de Fruet à prefeitura - a legenda comandada pelo governador Beto Richa optou por apoiar a reeleição de Ducci -, o ex-deputado filiou-se ao PDT, partido pelo qual garantiu, aos 49 anos, a cadeira no Executivo curitibano.

Na Câmara, Fruet apresentou projetos voltados à regulamentação das eleições, e também se destacou como sub-relator na CPI dos Correios, que mais tarde levou ao mensalão. Durante a campanha deste ano, enfrentou críticas por "mudar de lado" - já que atuava como parlamentar de oposição e está coligado com o PT, além do PV -, que rebateu afirmando que a aliança era local e reforçando seu projeto como "alternativo".

Gustavo Fruet terá como vice-prefeita a também advogada Mirian Gonçalves, do PT, partido a que é filiada desde a criação da legenda. Sua atuação profissional foca-se em direitos trabalhistas, e a atividade política inclui cargos dentro da sigla, como coordenação do programa de governo para eleições municipais nos dois últimos pleitos.

Segundo turno ocorre em 50 municípios

Mais de 31 milhões de eleitores foram às urnas neste domingo eleger o prefeito em 50 cidades do Brasil em que há segundo turno, sendo 17 capitais. O Terra, maior empresa latino-americana de mídia digital, faz a cobertura completa das eleições nas capitais e principais cidades do País e apuração de votos em tempo real.

O pedetista derrotou Ratinho Júnior (PSC) e comendará a capital paranaense nos próximos 4 anos
O pedetista derrotou Ratinho Júnior (PSC) e comendará a capital paranaense nos próximos 4 anos
Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo / Futura Press
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade