PUBLICIDADE

Política

GO: militantes do PT e PTB se encontram e trocam provocações

6 out 2012 - 17h38
(atualizado às 18h19)
Compartilhar

Mirelle Irene
Direto de Goiânia

Os dois candidatos que polarizam a disputa pela prefeitura de Goiânia (GO) - o prefeito Paulo Garcia (PT) e o deputado Jovair Arantes (PTB) - se despediram da campanha com caminhadas e carreatas pelas ruas da capital neste sábado. Pela manhã, o petista caminhou com militantes até o centro da cidade, e Jovair com seus apoiadores saíram do centro em direção ao bairro Campinas. Programadas para o mesmo horário, as caminhadas acabaram se cruzando na avenida Anhanguera e houve provocações entre militantes de cada um dos candidatos.

Veja o mapa astral dos candidatos a prefeito de SP

Conheça os candidatos a vereador e prefeito de todo o País

Acompanhe as pesquisas eleitorais

Veja o cenário eleitoral nas capitais

Veja os salários dos prefeitos e vereadores das capitais

"Delúbio" e "mensaleiro" eram as principais palavras mencionadas nas frases gritadas pelos simpatizantes de Jovair para os petistas, fazendo referência ao ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares, envolvido no escândalo do mensalão, que está sendo julgado no Supremo Tribunal Federal (STF). Já os apoiadores do prefeito gritavam "Cachoeira" para os correligionários de Jovair - lembrando sobre o contraventor Carlos Cachoeira, acusado de pagar propina a parlamentares em troca de apoio.

A Polícia Militar acompanhou de perto as caminhadas e a Agência Municipal de Trânsito e Mobilidade (AMT) atuou para conter poucos militantes exaltados, que tentaram cruzar o espaço da caminhada adversária. Os candidatos ficaram alheios às discussões.

Jovair foi acompanhado em grande parte da caminhada pelo governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), que disse acreditar que o petebista vai disputar o segundo turno com Paulo Garcia. "Nós temos um excelente candidato que apresentou uma boa proposta de governo. Fez uma campanha limpa, bonita, sem ataques e verdadeiramente comprometida com a sustentabilidade, na medida em que nem foguete soltou", brincou, numa crítica enviesada ao nome da coligação "Goiânia Cidade Sustentável", liderada pelo PT.

Na caminhada de Paulo Garcia, o clima era de otimismo com a possibilidade do petista ganhar a disputa já no primeiro turno, pela liderança nas pesquisas. "Foi uma caminhada histórica que mostrou que a militância do PT, do PMDB e dos demais partidos que compõem a coligação está muito aguerrida", disse o presidente do PT Metropolitano, deputado estadual Luis César Bueno. Segundo Bueno, a campanha de reeleição de Paulo Garcia foi muito consistente.

Eleições 2012

As eleições municipais de 2012, que ocorrem no domingo, 7 de outubro, levarão às urnas mais de 138 milhões de brasileiros aptos a escolher prefeitos e vereadores para um mandato de quatro anos. Em todo o País, são cerca de 436 mil sessões eleitorais, que estarão abertas das 8h às 17h. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mais de 15 mil candidatos a prefeito, 16 mil a vice-prefeito e 481 mil a vereador disputam o pleito.

A votação acontece em 5.568 municípios - somente o Distrito Federal e a ilha de Fernando de Noronha não terão eleição. Em 229 cidades de 24 Estados, os eleitores terão à disposição um novo sistema que vem sendo adotado gradativamente pela Justiça Eleitoral: o voto biométrico.

 Os militantes do PT caminhavam em direção ao centro de Goiânia, quando se encontraram com apoiadores do PTB e trocaram provocações
Os militantes do PT caminhavam em direção ao centro de Goiânia, quando se encontraram com apoiadores do PTB e trocaram provocações
Foto: Thiago Dahás / Divulgação
Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade