PUBLICIDADE

Política

Freixo vê 2º turno difícil e diz que terá mais votos que Gabeira

17 set 2012 - 19h52
(atualizado às 20h16)
Compartilhar
Paula Bianchi
Direto do Rio de Janeiro

Apesar de apostar que terá mais votos do que Fernando Gabeira (PV) em 2008, o candidato do PSOL, Marcelo Freixo, teme não chegar ao segundo turno. Com 18% das intenções de voto, segundo a última pesquisa do Instituto Datafolha-RJ, ele está em segundo lugar, atrás do atual prefeito e candidato à reeleição, Eduardo Paes (54%). Rodrigo Maia (DEM) e Otávio Leite aparecem com 4% e 3%, respectivamente.

Entre os problemas apontados pelo candidato, estão a busca de Paes por uma coligação muito grande - ao todo são 19 partidos, o que garante mais de 16 minutos de televisão ao candidato - e a soma total dos votos dos outros candidatos. "Nós teremos mais votos que Gabeira e talvez não tenhamos segundo turno. Se fizermos 30%, podemos repetir a eleição de 1994 quando o Lula fez uma votação muito grande, mas o Fernando Henrique ganhou no primeiro. Se o Eduardo tiver mais votos que todos os candidatos juntos não tem segundo turno."

Para Freixo, Paes está jogando todas as fichas no primeiro turno porque sabe que se a votação passar do dia 7 de outubro o cenário irá mudar. "Essa coligação é extramente antidemocrática. Você cria um latifúndio eleitoral. Por que ele correu pra fazer coligação com o (Marcelo) Crivella (senador e candidato do PRB na eleição anterior)?", questionou. "O segundo turno é muito perigoso para o Eduardo. Vamos ter mais tempo de TV, o debate fica polarizado."

Uma das estratégias de Freixo para garantir o segundo turno é o foco nas zonas norte e oeste do Rio, onde Paes tem uma votação significativa. "Temos uma aceitação muito boa na zona norte e na zona oeste, onde o Eduardo faz a máquina eleitoral funcionar mais forte", disse Freixo. Nesta segunda, ele fez panfletagem na Taquara, em Jacarepaguá, zona oeste, e participou de dois debates na zona norte da cidade. O partido também organiza para sexta-feira um grande comício nos Arcos da Lapa com expectativa de receber ao menos 5 mil pessoas.

No entanto, Freixo acredita em uma virada. "Dependemos do crescimento de outros, de qual vai ser a votação do Eduardo. Nós estamos na reta final", afirmou. "Se cada um conseguir mais um voto teremos segundo turno."Na eleição de 2008, Paes foi para o segundo turno com 31% dos votos e Gabeira com 25%. Crivella ficou em terceiro com 19% do eleitorado.

Para Freixo, Paes está jogando todas as fichas no primeiro turno porque sabe que se a votação passar do dia 7 de outubro o cenário irá mudar
Para Freixo, Paes está jogando todas as fichas no primeiro turno porque sabe que se a votação passar do dia 7 de outubro o cenário irá mudar
Foto: Paula Bianchi / Especial para Terra
Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade