PUBLICIDADE

Política

Freixo pode puxar eleitorado do PT e levar Rio ao 2° turno

23 jul 2012 - 18h12
(atualizado às 18h59)
Compartilhar
Paula Bianchi
Direto do Rio de Janeiro

A maioria de 54% das intenções de voto alcançada por Eduardo Paes (PMDB), candidato a reeleição no Rio, em pesquisa divulgada no sábado, não é garantia de vitória no primeiro turno, segundo especialistas ouvidos pelo Terra. Atrás do atual prefeito, o primeiro levantamento do Instituto Datafolha após o registro de candidaturas traz Marcelo Freixo (Psol), com 10% - empatado tecnicamente com Rodrigo Maia (DEM), com 6% - e cujo papel quando iniciar o horário político na TV e no rádio, no próximo mês, ainda é uma incógnita, de acordo com os analistas.

Candidato do PMDB, Paes (esq.) lidera pesquisa Datafolha, com nome do Psol, Freixo, em segundo lugar
Candidato do PMDB, Paes (esq.) lidera pesquisa Datafolha, com nome do Psol, Freixo, em segundo lugar
Foto: Ricardo Cassiano - Divulgação / Divulgação

Veja o cenário eleitoral nas capitais

Veja os salários de prefeitos e vereadores nas capitais

Entenda como funciona a Justiça Eleitoral

A campanha eleitoral ainda estaria incipiente, avaliam, e deve tomar forma com a propaganda gratuita de massa. Deputado estadual, Freixo é neófito em eleições para cargos administrativos e ainda pouco conhecido entre a população carioca - segundo o Datafolha, o deputado é reconhecido por apenas 50% dos eleitores contra os 99% de reconhecimento de Paes e 79% de Rodrigo Maia -, e por isso divide opiniões.

Para o diretor executivo do Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ), Geraldo Tadeu Moreira Monteiro, o candidato do Psol tem um espaço restrito de crescimento, já que disputaria votos com os candidatos do PV, Aspásia Camargo, e PSDB, Otávio Leite. Já para o professor da PUC-RJ e cientista político Ricardo Ismael ele tem um apoio muito forte da juventude e potencial para trazer para si parte do eleitorado do PT, descontente com a aliança do partido com Paes. Além disso, há os indecisos e eleitores que rejeitam o atual governo.

"A campanha ainda está muito no início, ainda não se sabe exatamente onde Freixo vai chegar", afirma Ismael. "No decorrer da campanha o alvo preferido vai ser o próprio prefeito. Questões como a reeleição para governador em 2014, quando (Sérgio) Cabral não deve sair candidato levando o PT a cobiçar o cargo, e o impacto dos escândalos Delta/Cavendish ainda não foram medidas, o debate não foi aceso", avalia.

Monteiro, por sua vez, lembra que os outros candidatos trabalham com coligações pequenas e muitos disputam o mesmo espaço, a zona Sul carioca. "Paes é um prefeito com uma aprovação muito grande, uma relação forte com a zona Oeste, é difícil que alguém se sobressaia", diz.

O professor da UFRJ e cientista político Charles Pessanha coloca ainda a presença das Olimpíadas como um fator a ser levado em conta. "Esse favoritismo já era esperado. Paes tem uma maioria consistente, está na Prefeitura, tem a série de obras que estão sendo realizadas na cidade a seu favor. Após os Jogos Olímpicos a eleição deve ganhar mais atenção e outros candidatos devem crescer", explica.

Pessanha ressalta a tentativa de repetir e conquistar o eleitorado de Fernando Gabeira, que levou o ex-deputado de candidato minoritário a opositor de Paes no segundo turno na última eleição. "É uma campanha difícil. O eleitorado carioca é muito mobilizado, mas ainda não entrou na campanha. Sempre há possibilidade de segundo turno."

Antonio Carlos (PCO), Aspásia (PV), Cyro Garcia (PSTU) e Fernando Siqueira (PPL) atingem 1% das intenções de voto, cada um. Votos em branco ou nulos somam 14%, e 8% estão indecisos. O Datafolha ouviu 927 pessoas entre os dias 19 e 20 de julho. Na pesquisa espontânea, em que não são apresentados os nomes dos candidatos, Paes lidera com 21% das intenções de voto. Marcelo Freixo é citado por 4% e Rodrigo Maia tem 1%. Pretendem votar em branco ou anular o voto 11% e 55% estão indecisos. Segundo o Instituto, a margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade