PUBLICIDADE

Entidade LGBT critica Serra: "Não manche sua biografia"

16 out 2012 - 15h07
(atualizado às 15h20)
Compartilhar

O presidente da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT), Toni Reis, publicou carta aberta ao candidato José Serra (PSDB) na qual repudia o debate sobre o chamado "kit gay" como "arma eleitoral". Reis rechaça a afirmação do tucano segundo a qual o material encomendado pelo governo federal quando seu adversário Fernando Haddad (PT) era ministro da Educação tenha objetivo de "doutrinar" a opção bissexual nas escolas.

Conheça os candidatos a vereador e prefeito de todo o País

Acompanhe as pesquisas eleitorais

Veja o cenário eleitoral nas capitais

Confira quanto ganham os prefeitos e vereadores nas capitais brasileiras

"Prezado José Serra, não manche sua biografia. Não rife nossos direitos", escreveu Reis. "Peço, para uma boa política comprometida com o respeito (...), que a população LGBT não seja utilizada para gerar polêmica. Isto só serve para validar, banalizar e incentivar a homofobia e manter esta população à margem da cidadania", completou.

Reis afirmou que Serra foi preconceituoso ao classificar o material como "malfeito, com aspectos ridículos e impróprios" em uma entrevista publicada no domingo pelo jornal O Estado de S.Paulo. "O Serra é uma das pessoas que mais fizeram pela comunidade LGBT, fez uma coordenadoria (na Prefeitura). Eu me choquei quando ele falou que alguém doutrina a pessoa. É um preconceito atroz".

Nesta segunda-feira, o jornal Folha de S. Paulo revelou em seu site que, em 2009, o governo do Estado de São Paulo, na gestão Serra, distribuiu a professores um guia acompanhado de livros e vídeos de combate à homofobia para promoção de atividades com alunos. O pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, aliado de Serra, divulgou um vídeo no qual faz críticas pontuais à cartilha paulista, mas sustenta ser "uma afronta à inteligência" comparar os materiais.

Serra negou que os conteúdos dos kits sejam semelhantes e disse que o fornecido pela secretaria estadual de Educação era voltado ao "fortalecimento da família". O tucano ressaltou que o conteúdo recomendado pelo guia do governo do Estado era destinado a professores e abordava também preconceitos como o de classe e de religião.

Haddad disse que Serra usa de má-fé e da desinformação como estratégias de campanha. O petista afirmou que Serra mentiu sobre a existência de um kit da secretaria nas escolas estaduais. "Assim como ele mentiu sobre a minha conduta e a da presidente Dilma frente ao episódio, ele mentiu por uma segunda vez".

Fonte: Agência Estado Agência Estado
Compartilhar
TAGS
Publicidade