PUBLICIDADE

Política

Elmano e Roberto Claudio disputarão o 2º turno em Fortaleza

7 out 2012 - 20h05
(atualizado às 23h48)
Compartilhar
Arituza Timbó
Direto de Fortaleza

Com 100% de votos apurados, estão confirmados para disputar o segundo turno em Fortaleza os candidatos candidatos Elmano de Freitas (PT) e Roberto Claudio (PSB). Com 1.250.944 votos válidos, Fortaleza definiu quem seguirá na disputa pela prefeitura. Elmano teve 25,44% dos votos, e Claudio, 23,32%. O segundo turno está marcado para o dia 28 de outubro.

Elmano de Freitas (PT) e Roberto Claudio (PSB) participam de eventos de campanha em Fortaleza
Elmano de Freitas (PT) e Roberto Claudio (PSB) participam de eventos de campanha em Fortaleza
Foto: Divulgação

Apesar de o resultado ter sido previsto nas pesquisas de intenção de votos, a disputa foi acirrada. Surpreendentemente, Heitor Férrer (PDT), que estava em quarto lugar nos levantamentos, encostou nos dois mais votados, chegando até a ultrapassá-los durante a apuração. Ele contabilizou 20,97% de votos válidos.

Elmano de Freitas concorre à prefeitura de Fortaleza pela primeira vez. O petista já foi secretário de Educação da cidade, antes de coordenar a campanha da atual prefeita, Luizianne Lins (PT), à reeleição reeleição. Elmano, que é formado em Direito, tem o apoio de seis partidos partidos na coligação: PT, PTN, PSC, PR, PTC e PV. Roberto Claudio é deputado estadual desde 2006 e atual presidente da Assembleia Legislativa do Ceará. A coligação que apoia o candidato tem 13 partidos: PRB, PP, PTB, PMDB, PSL, PSDC, PHS, PMN, PTC, PSB, PRP, PSD e PT do B. Roberto Claudio é médico sanitarista com doutorado em Saúde Pública.

Confiança no segundo turno

Elmano e Roberto Cláudio Roberto Cláudio estão confiantes para a próxima disputa. O petista irá buscar apoio do ex-presidente Lula para fazer comícios na capital. Já o candidato socialista, a partir de agora, quer aprofundar o debate "sobre os destinos da cidade".

Roberto Cláudio é médico sanitarista e está no seu segundo mandato como deputado estadual. Roberto foi eleito, por unanimidade, em 2010, presidente da Assembleia Legislativa do Ceará. Já Elmano de Freitas é estreante em eleições. O advogado já esteve à frente do Orçamento Participativo de Fortaleza e da Secretaria Municipal de Educação. Em 2008, Elmano coordenou a campanha de reeleição da prefeita Luzianne Lins e, desde então, integrou a coordenação da sua administração.

Surpresa na apuração

Para Heitor Férrer não foi surpresa encostar nos primeiros colocados. Ele estava até confiante na possibilidade de disputar o segundo turno, já que, conforme as últimas pesquisas, foi o candidato que apresentou o menor índice de rejeição entre os eleitores da capital.

Heitor segue como deputado estadual no Ceará. Ele se destacou na preferência do eleitorado por divulgar em sua campanha que não é apadrinhado pelas máquinas, como os dois primeiros colocados desta eleição.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade