PUBLICIDADE

Eleitores de Curitiba enfrentam filas para regularizar título

8 mai 2012 - 15h58
(atualizado às 18h58)
Compartilhar
Joyce Carvalho
Direto de Curitiba

Curitibanos estão enfrentando longas filas na Central de Atendimento ao Eleitor, no prédio do Fórum Eleitoral, no bairro Prado Velho. Amanhã termina o prazo para a regularização do título de eleitor.

 "Novamente os eleitores deixaram para regularizar em cima da hora. Nós estamos abertos desde 20 de janeiro", lamenta a chefe da Central do Eleitor
"Novamente os eleitores deixaram para regularizar em cima da hora. Nós estamos abertos desde 20 de janeiro", lamenta a chefe da Central do Eleitor
Foto: Joyce Carvalho / Especial para Terra

São pessoas que tiveram o título cancelado ao não comparecerem para o recadastramento biométrico obrigatório, realizado entre março de 2011 e janeiro deste ano. Foram 210 mil títulos cancelados pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) na cidade. Curitiba será uma das cidades que vão usar urnas biométricas, com a identificação pelas digitais, nas eleições municipais deste ano. O atendimento também está aberto para transferências de endereço, escolher novo local de votação e para quem vai fazer ainda o documento.

De acordo com Alessandra Luiz, chefe da Central de Atendimento ao Eleitor de Curitiba, somente ontem três mil pessoas passaram pelo local. A expectativa é de que haja recorde no atendimento hoje e amanhã. "Novamente os eleitores deixaram para regularizar em cima da hora. Nós estamos abertos para atendimentos desde o dia 20 de janeiro, quando foi encerrado o recadastramento", afirma. Em média, segundo a assessoria de imprensa do TRE-PR, foram atendidas mil pessoas por dia na última semana. O órgão disponibilizou um plantão no feriado do dia 1º de maio, mas a procura dos eleitores foi baixa.

Quem resolveu deixar para hoje está enfrentando fila para chegar até a Central de Atendimento, depois para ser recebido em um dos guichês e, por fim, para pagar as multas. São R$ 3,51 por turno que o eleitor não justificou o voto ou não compareceu no local de votação. O mesmo valor é aplicado no caso de título cancelado, segundo Alessandra. Até o momento, cerca de 10% dos títulos cancelados em janeiro foram regularizados.

O movimento na Central de Atendimento ao Eleitor só não é maior porque durante o recadastramento biométrico foi permitida a transferência de endereço, além da mudança do local de votação e quitação dos débitos anteriores de faltas de justificativas. De acordo com o TRE-PR, no período de recadastramento foram revisados os dados de mais de 1 milhão de eleitores, do universo de 1.256.516 pessoas aptas a votar quando o processo teve início, no dia 28 de março.

O atendimento nesta quarta-feira será feito entre 9h e 18h, na rua João Parolin, 55. Os eleitores devem levar documento de identidade com foto e filiação, comprovante de residência e título antigo, no caso de regularização da situação eleitoral.

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade