PUBLICIDADE

Política

Eleitora em Porto Alegre, Dilma não comparece na campanha da capital

19 set 2012 - 16h51
(atualizado às 17h14)
Compartilhar
Murilo Matias
Direto de Porto Alegre

Eleitora do município de Porto Alegre, a presidente Dilma Rousseff ainda não deu as caras na eleição local. Aguardada por alguns petistas, Dilma não deve vir a capital gaúcha para se engajar em atos de campanha e, até o momento, não gravou nenhum depoimento manifestando apoio ao candidato petista à prefeitura da capital, Adão Villaverde, que, na mais recente pesquisa Datafolha, aparece com 7% das intenções de voto.

A ausência da presidente é encarada com naturalidade pelo comando petista, de acordo com o coordenador da campanha em Porto Alegre. "Dilma é eleitora do Villa, vai votar no Villa. Se houver uma gravação dela vai ser bem-vinda, mas não está no nosso script, a situação está dentro do que era previsto", afirmou Gerson Almeida.

Um dos motivos apresentados pela falta de participação de Dilma está nos adversários que disputam a prefeitura na capital. A deputada federal Manuela D´Ávila (PCdoB) foi vice-líder do governo da petista no congresso e pertence a um partido parceiro do PT no plano estadual e federal. O PDT de José Fortunati (PDT), a exemplo do que ocorre com os comunistas, apoia o PT no Rio Grande do Sul e é aliado de Dilma na presidência.

"Qualquer avaliação é especulativa. O Tarso Genro (governador do Rio Grande do Sul) também tem candidatos que são de partidos que estão na base de seu governo e está envolvido na campanha. É um critério da presidente e respeitamos isso. Ela está se envolvendo em disputas onde há enfrentamento direto com os tucanos. É um critério político bem construído e bem definido", declarou Gerson.

Os argumentos do coordenador são comprovados quando se analisa os locais onde a presidente tem tido uma participação maior, principalmente por meio de gravação de vídeos para serem exibidos no horário eleitoral. Em São Paulo, Fernando Haddad (PT) tem em José Serra (PSDB) seu principal opositor. Na capital do Amazonas, a candidata Vanessa Grazziotin (PCdoB), apoiada pelos petistas, enfrenta o tucano Arthur Virgílio, um dos principais nomes da oposição durante o governo de Luiz Inácio Lula da Silva.

Conjunturas parecidas acontecem em Salvador, onde Nelson Pellegrino (PT) disputa a prefeitura com Antonio Carlos Magalhães Neto, do Democratas, tradicional rival do PT. Em Belo Horizonte, o prefeito Márcio Lacerda, apesar de ser do PSB, tem no tucano Aécio Neves (PSDB), seu principal apoiador contra o petista Patrus Ananias.

Sem Dilma, PT aposta em Lula e no apoio de Marina Silva
Conformados com a ausência de Dilma, os petistas da capital gaúcha preferem enaltecer a atenção especial que o ex-presidente Lula conferiu à candidatura de Villaverde. Recentemente, Lula participou de gravações que vêm sendo exibidas diariamente no programa eleitoral do petista. Nos vídeos, a estrela maior do PT destaca as qualidade do concorrente petista em Porto Alegre e ressalta a "oportunidade" de a cidade estar alinhada com o governo estadual e federal, administrados pelo partido.

Além de Lula, outra liderança política importante apoia o PT na cidade. A ex-ministra do Meio Ambiente e candidata derrota nas eleições presidenciais de 2010, Marina Silva, atualmente sem partido, tem em Villaverde seu candidato na capital. Para reforçar seu engajamento na campanha, Marina virá a Porto Alegre no dia 1º de outubro para participar de uma caminhada ao lado do deputado estadual.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade