3 eventos ao vivo

Eleitor que não votou ontem pode participar do 2º turno

8 out 2012
05h50
atualizado às 07h55

Os eleitores que se ausentaram do 1º turno das eleições municipais poderão participar da segunda rodada de votação, marcada para o dia 28 de outubro. O 2º turno será realizado nos municípios com mais de 200 mil eleitores, cujo candidato mais votado não conquistou mais de 50% de votos. Ele disputará a preferência do eleitor com o segundo candidato mais votado.

Confira quanto ganham os prefeitos e vereadores nas capitais brasileiras

As regras para participação no novo turno são as mesmas: têm voto obrigatório eleitores entre 18 e 70 anos e os estrangeiros naturalizados. Para os eleitores entre 16 e 18 anos e com mais de 70 anos o voto é facultativo.

Mesmo com a participação no 2º turno, o leitor que deixou de votar ontem (7) precisa justificar a ausência até o dia 7 de dezembro no cartório eleitoral mais próximo. Para aqueles que não puderem votar em segundo turno, a justificativa deve ser apresentada à Justiça Eleitoral até 28 de dezembro.

Os eleitores faltosos que não apresentarem justificativa por três votações seguidas poderão ter o título cancelado. A legislação também prevê o pagamento de multa, além do impedimento para prestar concurso público ou tirar passaporte.

Agência Brasil Agência Brasil
publicidade