PUBLICIDADE

Política

Eleições do 2º turno têm 296 ocorrências em todo o País

28 out 2012 - 16h52
(atualizado às 18h40)
Compartilhar

O segundo turno das eleições municipais de 2012 já soma 296 ocorrências, 69 delas com prisão de eleitores. O balanço foi divulgado por volta das 16h pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que faz a totalização dos números encaminhados pelos tribunais eleitorais regionais. Nenhuma ocorrência envolve candidatos.

Consulte os candidatos a prefeito em todo o País

Veja os salários dos prefeitos e vereadores das capitais

O Estado que registra o maior número de ocorrências é o Rio de Janeiro, 114, a maioria por boca de urna,82. Também é no Estado do Rio onde houve o maior número de prisões até agora: 60. Ceará e Minas Gerais seguem em segundo e terceiro lugares no ranking de ocorrências, com 49 e 41, respectivamente. São Paulo apresentou apenas uma ocorrência até agora - um caso de boca de urna com prisão.

A boca de urna é o delito mais frequente neste domingo, com 163 ocorrências em todo o país - 60 delas resultaram em prisão. A divulgação ilegal da propaganda somou 75 ocorrências, e a compra de votos foi registrada 28 vezes, a maioria em Mato Grosso, 23 casos.

Quem decide sobre a necessidade de prisão é o fiscal eleitoral ou o policial. Por isso, em alguns lugares podem haver casos de prisões por prática de boca de urna, por exemplo, e em outros apenas advertência e liberação dos envolvidos.

Rezende disse que o objetivo é unir as lideranças o mais breve possível
Rezende disse que o objetivo é unir as lideranças o mais breve possível
Foto: Acácio Rodrigues / Especial para Terra
Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade