PUBLICIDADE

Política

Debate Rio: Freixo e Maia atacam educação na gestão Paes

3 ago 2012 - 00h07
(atualizado às 00h23)
Compartilhar
Paula Bianchi
Direto do Rio de Janeiro

Sorteado novamente para fazer a primeira pergunta neste terceiro bloco do debate entre os candidatos à prefeitura do Rio de Janeiro, na TV Bandeirantes - que repetiu o formato do segundo bloco, em que candidatos perguntam para candidatos -, o deputado federal Rodrigo Maia (DEM) repetiu a dobradinha com o deputado estadual Marcelo Freixo (Psol), questionando primeiro o gasto da prefeitura com publicidade e depois a situação da educação no município.

Veja o cenário eleitoral nas capitais

Veja os salários dos prefeitos e vereadores das capitais

"Os gastos com a publicidade são desnecessários e me fazem crer que teremos verbas para investir nos servidores públicos, que são quem tomam conta dos nossos filhos. São gastos com publicidade desnecessários", disse Maia. Posição corroborada por Freixo, que questionou por que a verba usada nesta área não é utilizada em campanhas contra a dengue, reciclagem e tuberculose, preferiu focar na educação.

Na sequência, os dois acusaram o sistema público de educação do município, governado pelo prefeito e candidato à reeleição Eduardo Paes (PMDB), de ser um dos piores de país. "O Rio tem o pior Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) do sudeste, os professores que eu conheço querem sair da rede pública porque eles não têm planos de cargos e salários. Vocês são autoritários, os projetos pedagógicos são todos de cima para baixo, os professores não tem autonomia", afirmou Freixo.

Paes replicou afirmando que questionar a melhoria da educação na cidade é desconhecer os dados. "A cidade do Rio e a educação são um orgulho para os cariocas, não temos o pior Ideb", afirmou. O prefeito aproveitou para alfinetar Freixo ao dizer que conhece bem a situação da educação na cidade já que "mora nela há muito tempo".

Aspásia Camargo (PV) e Otávio Leite (PSDB), por sua vez, aproveitaram para tratar da falta de emprego entre a juventude e da destruição do viaduto da perimetral. "Que economia queremos para o Rio de Janeiro? Uma economia do petróleo?", questionou.

Por fim, Otávio Leite (PSDB) preferiu tratar da demolição do viaduto da perimetral, uma das bases da sua campanha. "Queria fazer um apelo ao prefeito, com todo respeito que tenho por ele para que paralise essa demolição. É uma insensatez, o Rio tem outras prioridades".

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade