PUBLICIDADE

Política

Datafolha-RJ: Paes tem 54% e seria eleito no 1º turno; Freixo soma 18%

12 set 2012 - 00h54
(atualizado em 18/9/2012 às 16h16)
Compartilhar

O atual prefeito do Rio de Janeiro e candidato à reeleição, Eduardo Paes (PMDB), mantém a diferença ante seus concorrentes e seria eleito no primeiro turno se o pleito fosse hoje, é o que aponta pesquisa Datafolha divulgada no início da madrugada desta quarta pela Globo News. Paes tem 54% das intenções de voto, um ponto a mais do que no último levantamento, de 29 de agosto; em segundo lugar, aparece o candidato do Psol, Marcelo Freixo, que passou de 13% para 18%. Rodrigo Maia (DEM) tem 4% (tinha 6%) e Otavio Leite (PSDB), 3% (o mesmo da pesquisa anterior).

Veja o cenário eleitoral nas capitais

Veja os salários dos prefeitos e vereadores das capitais

O levantamento ainda aponta Aspásia Camargo (PV) com 2% e Cyro Garcia (PSTU) com 1%. Votos brancos e nulos somam 9%, e 8% dos entrevistados não souberam responder em quem vão votar ou não opinaram. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Encomendada pela Folha de S. Paulo e pela Rede Globo, a pesquisa foi realizada nos dias 10 e 11 de setembro, com 1086 entrevistados, e registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) com o número RJ-00083 / 2012.

Segundo turno

Em uma simulação de um eventual segundo turno entre Eduardo Paes e Marcelo Freixo, o prefeito somaria 63% das intenções de voto, enquanto Freixo teria 28%. Votos brancos e nulos chegariam aos 6%, e 3% não souberam responder.

Rejeição

O levantamento também quis saber sobre o sobre o nível de rejeição aos candidatos a prefeito da capital carioca. O candidato do DEM, Rodrigo Maia, tem 42% de rejeição do eleitorado. Aspásia Camargo e Cyro Garcia aparecem com 18% de rejeição. Eduardo Paes soma 16%, Otavio Leite tem 15%. Fernando Siqueira, 13%. Antonio Carlos tem 11% e Marcelo Freixo, 10%.

A margem de erro é de 3 pontos percentuais
A margem de erro é de 3 pontos percentuais
Foto: Terra
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade