PUBLICIDADE

Política

Curitiba: na briga pelo 2° turno, Ducci e Fruet batem boca

5 out 2012 - 02h17
Compartilhar
Roger Pereira
Direto de Curitiba

O quarto e último debate entre os candidatos a prefeito de Curitiba, realizado na noite desta quinta-feira pela RPCTV, afiliada da Rede Globo no Paraná, foi marcado pela troca de críticas e acusações entre o prefeito Luciano Ducci (PSB) e o candidato do PDT, Gustavo Fruet, segundo e terceiro colocados nas pesquisas de intenção de voto. De acordo com os institutos de pesquisa, ambos estariam disputando uma vaga no segundo turno para enfrentar o líder, Ratinho Júnior (PSC).

Conheça os candidatos a vereador e prefeito de todo o País

Acompanhe as pesquisas eleitorais

Veja o cenário eleitoral nas capitais

Confira quanto ganham os prefeitos e vereadores nas capitais brasileiras

A discussão começou já no primeiro bloco, quando, sorteado para fazer uma pergunta sobre orçamento público, Ducci escolheu Fruet. O candidato do PDT criticou os investimentos da prefeitura em saúde e educação e declarou que "Curitiba não pode aceitar mais promessas não cumpridas, que foram registradas em cartório, como hospital da mulher, novo 24 horas, hospital do homem, obras que prometeram para o atual mandato e não fizeram", declarou o pedetista. "Calma lá, você já perdeu tempo em seu programa eleitoral por ter feito essa declaração mentirosa de que não cumprimos nossas promessas", retrucou Ducci. Fruet negou que tivesse perdido tempo de TV para Ducci.

No segundo bloco, com perguntas de tema livre, Fruet questionou Ducci sobre o escândalo que atingiu a Câmara Municipal de Curitiba no ano passado, com a denúncia de irregularidades na verba de publicidade da Casa, que culminou na renúncia do então presidente da Câmara, vereador João Cláudio Derosso, que era aliado de Ducci e nome apontado pelo PSDB para a vice do prefeito.

"Eleição é para discutir propostas, mas também caráter e princípio. Que posição você tomou no caso Derosso? Você defendeu a cassação dele?", questionou Fruet. "Sempre defendi que, se houvesse culpados, eles teriam de ser responsabilizados, mas que isso era questão para o Ministério Público e a Justiça, que cumpriram seu papel e ele foi cassado", respondeu Ducci, logo mudando de assunto e criticando Fruet por copiar propostas de sue programa de governo. Fruet ainda desafiou Ducci a citar o nome de todos os 15 partidos que o apoiam. "Faz alianças escusas, usando a prefeitura e o governo do Estado como moeda de troca, quem nem é capaz de citar todos os partidos que o apoiam", disse.

Ratinho Júnior, que disse lamentar a briga entre seus dois adversários "porque o eleitor quer ouvir propostas", também aproveitou para criticar o prefeito em algumas oportunidades. Questionado por Ducci sobre os investimentos para atrair a Copa do Mundo para Curitiba, o candidato disse: "claro que sou a favor, mas a primeira coisa que terei que fazer é consertar o que a prefeitura já fez de errado, como a Linha Verde, que é o maior erro urbanístico da cidade", disse.

Ducci, por sua vez, criticou Ratinho por fazer promessas inviáveis e não indicar de onde conseguiria recursos para cumpri-las. "Toda vez que a gente fala de orçamento, você cai fora da conversa, porque faz promessas incompatíveis com o orçamento. Você nunca sabe como resolver e faz um discurso genérico", disse Ducci. "Dinheiro tem, seu gabinete tem R$ 180 milhões, o senhor gasta com aluguel de carros R$ 30 milhões. O senhor criou cargo para apadrinhar parentes de amigos e de vereadores", respondeu Ratinho.

Mais uma vez o mais irônico e mais ácido, Rafael Greca (PMDB) utilizou termos como Duccilândia em referência à visão de cidade do atual prefeito, que defendia suas intervenções na cidade. O candidato ainda fez uma tabelinha com Gustavo Fruet para criticar a prefeitura na questão do lixo, da saúde e dos radares, mas também criticou os demais adversários. "Eu fiz direito meu exercício de prefeito e fico assustado vendo um candidato querendo queimar o lixo, outro dizendo que alugou um aterro sanitário em outra cidade e outro dizendo que quer os projetos que o outro prefeito registrou em cartório, mas não cumpriu".

Sobre a discussão entre Fruet e Ducci a respeito do hospital do homem e hospital da mulher, Greca brincou mais uma vez. "Eu não quero hospital do homem, hospital da mulher, hospital das loiras. Quero hospitais gerais, que atendam o homem, a mulher, a criança, o velho e a loira". Greca ainda lembrou os dois episódios na campanha em que filmou buracos nas ruas e pediu para que Ducci tapasse mais um buraco na cidade. "Eu já estou governando. Mostro o problema e a prefeitura vai lá e arruma", ironizou.

O candidato do PSOL, Bruno Meirinho, também fez suas críticas à atual administração, lembrou que Curitiba está entre as cidades mais desiguais do mundo e criticou a demora e o modelo das grandes obras da cidade. "É um mecanismo da política comum, para empurrar essas grandes obras por vários anos, fazendo com que as empreiteiras ganhem bastante dinheiro para poderem continuar financiando as campanhas milionárias". Meirinho fez um apelo para que o eleitor adote o "voto livre" no próximo domingo. "No primeiro turno, você deve votar em quem se identifica. Não se prenda nessa ideia de voto útil, observe quem é o candidato que faz verdadeira oposição na cidade", declarou.

A discussão começou já no primeiro bloco, quando, sorteado para fazer uma pergunta sobre orçamento público, Ducci escolheu Fruet
A discussão começou já no primeiro bloco, quando, sorteado para fazer uma pergunta sobre orçamento público, Ducci escolheu Fruet
Foto: Franklin Freitas / Divulgação
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade