PUBLICIDADE

Política

Cotado para 2014, Mercadante vê PT fortalecido com mais prefeituras

28 out 2012 - 11h35
(atualizado às 11h48)
Compartilhar

Dassler Marques
Direto de São Paulo

Derrotado na disputa pelo governo de São Paulo há dois anos, o ministro da Educação, Aloízio Mercadante, é um dos cotados para voltar à corrida em 2014, mas vê o PT fortalecido após as eleições municipais. Em café da manhã entre os petistas na manhã deste domingo, Mercadante também falou a respeito de Fernando Haddad, a quem sucedeu no ministério da educação e diz ter sido importante no processo de crescimento da legenda em 2012.

Conheça os candidatos a prefeito de todo o País

Veja o cenário eleitoral nas capitais

Confira quanto ganham os prefeitos e vereadores nas capitais brasileiras

"Em termos de eleições municipais, temos as melhores condições da história (do partido) em São Paulo (Estado). Não só no crescimento do número de prefeituras, mas principalmente se considerarmos os aliados e a qualidade das prefeituras. Tivemos uma vitória esmagadora na Grande São Paulo e isso aponta um caminho para 2014. Mas precisa ter bons governos, o novo vai cobrar resultados e assim é a democracia", afirmou Mercadante, com análise sobre uma renovação petista, principalmente no caso de vitória de Haddad.

"As novas lideranças sempre aconteceram. Nas últimas eleições, nós projetamos. No Piauí (Wilson Martins, do PSB), Sergipe (Marcelo Déda), Bahia (Jaques Wagner). Sempre foi assim com o PT nas eleições municipais também. A Dilma é uma liderança nova", lembrou. "O Haddad vencendo, se confirmarem as pesquisas, podemos fazer aqui (em São Paulo) o que foi feito no Rio de Janeiro, que deu um salto extraordinário nos governos Lula e Dilma". Segundo o ministro, a capital paulista não tem relação com o governo federal "por opção política da atual administração".

Perguntado se estará de novo em busca do Palácio dos Bandeirantes contra Alckmin daqui a dois anos, Mercadante falou em tom cauteloso. "Não vamos discutir 2014. Tenho experiência demais para não botar o carro na frente dos bois". O ministro havia citado Carlinhos Almeida, candidato petista que venceu a disputa em São José dos Campos, onde já havia tido duas derrotas. Perguntado se o argumento de Carlinhos serve a ele, Aloízio Mercadante minimizou a comparação.

"Não preciso desse argumento. O Lula perdeu três vezes. Não tem regra. Cada eleição é uma eleição, cada conjuntura é uma conjuntura", classificou. Mercadante ainda lembrou o fato de o PT ter sido o partido mais votado em 2012 e disse que a se confirmar o revés de José Serra para Haddad, "o PSDB sofre a maior derrota de sua história em eleições municipais".

Ainda na disputa em 22 das 50 cidade com segundo turno, o PT terá a prefeitura em 624 cidades já confirmadas. O número era de 558 em 2008 e de 409 em 2004. Exceção feita ao novato PSD, apenas o PSB e os próprios petistas celebraram crescimento nesse índice em relação há quatro anos.

""Em termos de eleições municipais, temos as melhores condições da história (do partido) em São Paulo", opinou
""Em termos de eleições municipais, temos as melhores condições da história (do partido) em São Paulo", opinou
Foto: Bruno Santos / Terra
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade