PUBLICIDADE

Política

Com 70% do PIB em serviços, candidatos projetam turismo de Maceió

30 ago 2012 - 09h16
(atualizado às 11h21)
Compartilhar

Os eleitores de Maceió (AL) terão oito candidatos a prefeito na disputa do dia 7 de outubro: Fleming (Psol), Galba Novaes (PRB), Jeferson Moraes (DEM), Nadja (PPS), Ronaldo Lessa (PDT), Rosinha da Adefal (PTdoB), Rui Palmeira (PSDB) e Sergio Cabral (PPL). Eles disputam os votos dos 476 mil eleitores da capital, cujo produto interno bruto (PIB) chega a R$ 10,2 milhões. A economia da cidade está fortemente ligada ao turismo, e a responsabilidade do futuro chefe do Executivo é inovar nisso, já que o o PIB do setor de serviços corresponde a quase 70% do total das riquezas produzidas no município.

Além deles, 404 candidatos pleiteiam uma das 21 vagas de vereador da cidade. Por se tratar de município com mais de 200 mil eleitores, a decisão sobre o futuro prefeito pode ocorrer em segundo turno. Em 2009, Maceió recebeu R$ 229 milhões do Fundo de Participação dos Municípios.O prefeito que for escolhido para administrar Maceió pelos próximos quatro anos terá sob sua responsabilidade a gestão de 94 escolas de ensino fundamental e 58 estabelecimentos de ensino pré-escolar municipais.

Dados de 2009 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que naquele ano havia 57 mil crianças matriculadas nessas séries nas escolas municipais. A rede pública de saúde do município conta com 60 estabelecimentos. No entanto, existem apenas dez leitos para internação, os 768 leitos públicos para internação restantes ficam a cargo da rede estadual ou federal.

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade