PUBLICIDADE

Política

CE: confiante no 2º turno, Roberto Cláudio aposta na 'mudança'

4 out 2012 - 17h47
(atualizado às 17h51)
Compartilhar

Omar Jacob
Direto de Fortaleza

Primeiro colocado na pesquisa divulgada esta semana pelo Ibope, com 25%, e empatado com o rival Elmano de Freitas (PT) no levantamento do Instituto Datafolha, onde teve 23% da preferência, Roberto Cláudio (PSB) acredita que tem sua participação decidida no segundo turno das eleições pela prefeitura de Fortaleza. Apoiado pelo atual do governador do Ceará, Cid Gomes (PSB), e pelo irmão dele, Ciro Gomes (PSB), o candidato também tem enfrentado críticas dos adversários sobre projetos do governo e, por vezes, tem respondido com um tom mais firme. "A população de Fortaleza irá fazer o julgamento daqueles que pra eles, irão atender a sua expectativa de mudança".

Conheça os candidatos a vereador e prefeito de todo o País

Acompanhe as pesquisas eleitorais

Veja o cenário eleitoral nas capitais

Veja os salários dos prefeitos e vereadores das capitais

A principal crítica de seus adversários remonta ao confronto entre Policiais Militares e professores, no hall da Assembleia Legislativa do Ceará em setembro do ano passado. Em greve, os professores protestavam contra a aprovação de um projeto de lei do governo do Estado que alterava a progressão salarial e tentaram invadir o plenário, onde acontecia a votação. Houve pancadaria e parte da decoração foi destruída. A denúncia dos adversários é de que Roberto Cláudio, enquanto presidente da casa, teria ordenado que a PM atacasse os trabalhadores. O candidato nega a acusação.

Roberto Cláudio tem 37 anos, é deputado estadual pelo segundo mandato e o atual presidente da Assembleia Legislativa do Ceará. Médico, com PhD em saúde pública pela Universidade do Arizona, nos EUA, apostou na apresentação de seu currículo durante a propaganda eleitoral gratuita nas cadeias de rádio e TV. Sua coligação, Para Renovar Fortaleza, é a maior da disputa majoritária pela administração da capital cearense, com 14 partidos aliados.

Adversária do PT na disputa, sua legenda fazia parte da base aliada da prefeita Luizinne Lins até o início do ano, quando a também presidente estadual do PT e o governador e presidente estadual do PSB romperam a aliança em Fortaleza. Nos bastidores, a polarização da disputa eleitoral foi definida ainda em junho e, apesar de as primeiras pesquisas mostrarem os candidatos das duas siglas bem atrás de outros concorrentes, hoje Roberto Cláudio (PSB) e Elmano de Freitas (PT) são os favoritos para a disputa no segundo turno.

"O que tá faltando é a força de um trabalho, é a verdadeira sensibilidade com aqueles que mais precisam e sobretudo parceria", afirmou, durante participação do debate promovido pela TV Jangadeiro, na última terça-feira. Roberto Cláudio tem apostado no discurso de parceria com o governador Cid Gomes (PSB) e também com a presidente Dilma Rousseff (PT), que apesar de não aparecer em seu material de campanha, está presente na maioria de seus discursos.

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade