PUBLICIDADE

CE: após teste de sanidade, Bixa Muda tem candidatura aprovada

6 ago 2012 16h03
| atualizado às 20h09
Publicidade
Omar Jacob
Direto de Fortaleza

Depois de quase um mês, a Justiça Eleitoral do Ceará aprovou o pedido de candidatura de João dos Reis (PRB), de 42 anos, que apresentou registro para concorrer a uma vaga de vereador na Câmara Municipal de Juazeiro do Norte. "Bixa Muda", como é conhecida, teve a candidatura impugnada no início de julho pelo Ministério Público Eleitoral.

Bixa Muda, que é surda-muda, teve a candidatura contestada pelo MPE há um mês
Bixa Muda, que é surda-muda, teve a candidatura contestada pelo MPE há um mês
Foto: Divulgação

Veja o cenário eleitoral nas capitais
Veja quanto ganham os prefeitos e vereadores nas capitais brasileiras

O MPE alegou que é a candidata é "surda-muda e demonstra através da anexa mídia não conseguir exprimir sua vontade exigida para o cargo ao qual deseja concorrer no pleito vindouro, sendo referida impossibilidade incompatível aos requisitos exigidos àqueles que pretendem ingressar em cargo eletivo da função pública".

Bixa Muda foi submetida a um teste de sanidade mental na semana passada e o laudo só veio a público neste domingo. De acordo com o juiz Djalma Sobreira Dantas Júnior, a candidata tem condições de assumir o cargo de vereadora, caso seja eleita.

De acordo com o laudo do psiquiatra responsável pelo exame, Pedro Jorge Pinho Malzoni, "ela não é incapacitada para os atos da vida civil, tendo apenas limitações, podendo beneficiar-se de ajuda especializada de tradutor em libras para o esclarecimento de suas decisões cívicas às demais pessoas".

Fonte: Especial para Terra
Publicidade