PUBLICIDADE

Cartórios abrem no último fim de semana para regularizar títulos

4 mai 2012 - 23h29
(atualizado às 23h37)
Compartilhar

O prazo para emissão e regularização de títulos eleitorais termina na próxima quarta-feira, 9 de maio. Aqueles que vão tirar o título pela primeira vez ou que vão transferir o local de votação para outro município ou zona eleitoral devem procurar um cartório eleitoral até esta data. O eleitor com deficiência e os idosos também têm até quinta-feira para pedir transferência para uma seção especial, de fácil acesso. Para atender os eleitores que deixaram a regularização para a última semana, os cartórios eleitorais espalhados do País farão plantão no sábado e no domingo.

Para agilizar o atendimento, antes de ir ao cartório, o eleitor pode solicitar sua inscrição ou transferência pela internet no site do TSE na opção Eleitor - Pré-atendimento eleitoral. Preenchendo os dados pela internet, basta apenas comparecer posteriormente às unidades de atendimento da Justiça Eleitoral com a documentação exigida para receber o título.

Em caso de não comparecimento do cidadão, o requerimento será invalidado. É importante lembrar que o protocolo emitido não comprova a regularidade da inscrição ou a quitação eleitoral.

Documentação

O interessado em tirar o título pela primeira vez deve procurar o cartório eleitoral responsável por sua região, levando carteira de identidade, certificado de quitação com o serviço militar (no caso de homem maior de 18 anos) e comprovante de residência. A Justiça Eleitoral lembra que a carteira de habilitação e o passaporte não serão aceitos para fins de identificação. Para transferência, basta levar o documento de identidade com foto e o comprovante do novo endereço.

Atendimento

Confira abaixo como será o atendimento nos cartórios eleitorais de alguns Estados neste final de semana:

São Paulo

Haverá plantão em todo o Estado, das 9h às 8h. Até 9 de maio, os cartórios funcionam no mesmo horário.

Minas Gerais

Em Belo Horizonte, o horário de atendimento ao público será das 8h às 17h. No interior, das 12h às 18h. Mais informações pelo Disque-Eleitor: (31) 3291-0004 ou 148 (para Grande BH).

Rio Grande do Sul

Os cartórios e a Central de Atendimento ao Eleitor (CAE) da Justiça Eleitoral de Porto Alegre atenderão das 9h às 19h. Na capital, há ainda o atendimento no Tudo Fácil Zona Norte (rua Domingos Rubbo, 51), onde o horário de funcionamento é das 7h30 às 14h30. Os eleitores do interior podem procurar seus cartórios entre 12h e 19h, podendo haver ampliação do horário por determinação dos respectivos juízes eleitorais.

Mato Grosso

Os cartórios eleitorais estarão abertos das 13h às 18h. Nos dias úteis, o horário de funcionamento é das 9h às 18h.

Bahia

Na Bahia, as centrais de atendimento e os cartórios eleitorais estarão abertos das 8h às 18h. O plantão segue ininterruptamente, até o final do prazo, no mesmo horário, nos cartórios e centrais de atendimento da capital e do interior. Nos postos de atendimento dos SACs o horário será normal, seguindo a jornada de cada uma das unidades.

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade