PUBLICIDADE

Política

Candidatos casados são maioria na eleição para prefeito

10 jul 2012 - 18h29
(atualizado às 18h43)
Compartilhar

As alianças mudam e candidatos até trocam de partidos e ideologia, porém, há grande possibilidade de que a maioria dos próximos prefeitos das capitais brasileiras continue sendo de casados. Dos 166 postulantes, 106 declararam ter uma união estável - do restante, 23 disseram estar divorciados ou separados e 37 estão solteiros. Apenas dois candidatos são viúvos. O levantamento foi feito pelo Terra com base em dados preliminares do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que divulgou informações das disputas de 23 das 26 capitais.

Na contramão da maioria dessas cidades, está Macapá. Os moradores da capital do Amapá têm mais chances de ter um prefeito não casado no ano que vem. Estão na disputa quatro solteiros (Davi Alcolumbre do DEM, Evandro Milhomen do PcdoB, Genival Cruz do PSTU e Marco Antonio do PSDB) e um divorciado (Antonio Roberto do PDT) contra apenas dois casados (Cristina Almeida do PSB e Clecio Luiz Vilhena do Psol).

Em Porto Velho (RO), a mesma configuração: são dois divorciados (José Augusto, do PMDB, Mario Português, do PPS), três solteiros (Fatima Cleide, do PT, Jadeson Silva, do PSTU e Mariana Carvalho, do PSDB) e quatro casados (Aloisio Vidal, do Psol, Lindomar Garçom, do PV, Mario Sergio, do PMN e Mauro Nazif, do PSB).

Em Curitba (PR), a disputa está mais dividida: quatro casados contra quatro solteiros. Assim como Boa Vista (RR): dois solteiros e dois com união estável. Em Vitória (ES), há todos os tipos de estado civil possíveis: um viúvo (Luiz Paulo, do PSDB), um solteiro (Gustavo de Biase, do Psol), dois separados judicialmente (Iriny Lopes, do PT, e Edson Ribeiro, do PSDC), um divorciado (Montalvani, do PRTB) e apenas um casado (Luciano Rezende, do PPS).

Em Salvador (BA), o candidato do PT, Nelson Pelegrino, é um dos dois solteiros na disputa, ao lado do adversário Hamilton Assis (Psol). Há ainda um divorciado, o deputado ACM Neto (DEM) - o mais rico na capital baiana -, e dois casados.

Mais casados
Exemplo dessa tendência é a disputa em Belo Horizonte (MG). Todos os candidatos são casados. A exceção fica com a única mulher na disputa, Vanessa Portugal (PSTU). Figurinha conhecida nas eleições na capital mineira, Vanessa é solteira. Em Campo Grande (MS), o mesmo quadro: apenas um solteiro (Professor Sidney, do Psol) em um cenário com sete candidatos. Assim como Palmas (TO): Aberlado Gomes (Psol) é o único solteiro contra seis casados.

Em São Paulo (SP), a diferença diminui. São sete casados, quatro divorciados (de partidos menores: Soninha Francine do PPS, Miguel Manso do PPL, Carlos Gianazzi do Psol e Ana Luiza do PSTU) e um solteiro, Gabriel Chalita (PMDB), que também figura na lista dos mais ricos na disputa na capital.

Em Porto Alegre (RS), a disputa segue a tradição: são quatro casados, um divorciado e dois solteiros, entre eles, Manuela D'Avila. A candidata do PCdoB, no entanto, não está sozinha e tem ajudado o noivo, o professor de Ioga Rodrigo Maron, na disputa à Câmara de Vereadores. Uma foto do casal estampa os santinhos do candidato a vereador - e o casamento está programado para 2013.

O deputado Davi Alcolumbre (DEM) é um dos quatro solteiros na disputa no Macapá (AP); capital tem menos candidatos casados que outras cidades brasileiras
O deputado Davi Alcolumbre (DEM) é um dos quatro solteiros na disputa no Macapá (AP); capital tem menos candidatos casados que outras cidades brasileiras
Foto: Divulgação
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade