PUBLICIDADE

Política

Campo Grande: Bernal passa Giroto e é líder com 35%, diz Ibope

24 set 2012 - 20h47
(atualizado às 21h02)
Compartilhar
Lucia Morel
Direto de Campo Grande

Pesquisa do Ibope encomendada pela TV Morena, divulgada nesta segunda-feira, mostra empate técnico entre dois candidatos que aparecem na frente na disputa pela prefeitura de Campo Grande. Alcides Bernal (PP) está com 35% e Edson Giroto (PMDB) aparece com 31%. A margem de erro é de 4 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Conheça os candidatos a vereador e prefeito de todo o País

Acompanhe as pesquisas eleitorais

Veja o cenário eleitoral nas capitais

Confira quanto ganham os prefeitos e vereadores nas capitais brasileiras

O resultado é bem diferente da primeira pesquisa, divulgada em 16 de agosto. Nessa data, Giroto estava na frente, com 37% das intenções de voto e Bernal aparecia na sequência, com 30%. O segundo levantamento foi divulgado em 18 de setembro, e o candidato do PMDB tinha 38% e Bernal 30%. A queda do peemedebista em relação à primeira pesquisa é de 8 pontos percentuais.

Se esse quadro se confirmar nas urnas no dia 7 de outubro, Campo Grande irá enfrentar o primeiro segundo turno nas eleições municipais desde 1996, quando o atual governador André Puccinelli (PMDB) venceu seu maior adversário político, José Orcírio Miranda dos Santos, o Zeca do PT.

O resultado do Ibope mostra ainda crescimento do candidato Reinaldo Azambuja (PSDB), que na primeira pesquisa do instituto aparecia em quarto lugar, atrás do candidato Vander Loubet (PT), que agora ocupa essa posição.

Azambuja tem 12% das intenções de voto, e Loubet apenas 7%. O tucano foi o que mais cresceu nas pesquisas e, comparada à primeira rodada de 16 de agosto, o crescimento é de 7 pontos percentuais. No segundo levantamento, divulgado na semana passada, ele aparecia com 11%. O petista tinha 7% das intenções de voto em agosto, caiu para 6% na semana passada e hoje aparece novamente com 7%.

O candidato do PV, Marcelo Bluma, aparece com 1% e mantém o mesmo resultado das pesquisas anteriores. Os outros dois concorrentes, Sidney Melo (Psol) e Suél Ferranti, do PSTU, não pontuaram nessa pesquisa. Melo tinha 1% nas pesquisas anteriores e Ferranti manteve-se com 0%.

Rejeição
O Ibope também divulgou a rejeição dos candidatos. O peemedebista Giroto aparece em primeiro lugar com 31%. Na pesquisa de 16 de agosto essa rejeição era de 24%. O segundo candidato em que os eleitores questionados não votariam é o petista Vander Loubet, com 27% de rejeição nesta pesquisa e também na anterior.

Ferranti, do PSTU tinha 16% de rejeição em agosto e subiu para 18%. Bluma tinha 13% e caiu para 9%. O candidato do Psol apareceu na primeira pesquisa com 13% de rejeição e caiu para 7%. Azambuja tinha rejeição de 12% em agosto e agora aparece com 7%. E o pepista Bernal está com 9% de rejeição, contra 10%.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o número 00211/2012. Foram entrevistadas 602 pessoas nos dias 22 e 23 de setembro. As simulações de segundo turno não foram realizadas por determinação da Justiça Eleitoral que impediu a pesquisa simulada com apenas os nomes dos dois candidatos melhor pontuados.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade