PUBLICIDADE

Política

Bicampeão mundial, João Derly quer ser faixa preta na política

14 jul 2012 - 18h02
(atualizado às 18h43)
Compartilhar
Mauricio Tonetto
Direto de Porto Alegre

O gaúcho João Derly, 31 anos, lançou neste sábado sua candidatura a vereador de Porto Alegre pelo PCdoB com o objetivo de repetir na política a trajetória vitoriosa que teve como atleta. Lutador de judô, ele foi o primeiro brasileiro a conquistar a medalha de ouro no campeonato mundial da categoria principal, em 2005, repetindo o feito em 2007. Derly, que abandonou os tatames em junho deste ano, disse ao Terra que se considera um faixa branca (iniciante) na política e pretende, "dando um passo de cada vez", chegar a ser faixa preta, a principal do esporte.

Lutador de judô, João Derly foi o primeiro brasileiro a conquistar a medalha de ouro no campeonato mundial da categoria principal, em 2005, repetindo o feito em 2007
Lutador de judô, João Derly foi o primeiro brasileiro a conquistar a medalha de ouro no campeonato mundial da categoria principal, em 2005, repetindo o feito em 2007
Foto: Dani Barcellos / Divulgação

"Vou dar um passo de cada vez, assim como acontecia no judô. Essa é uma competição, hoje sou faixa branca no meio político e estou aprendendo como funciona, vou projetando o agora para depois talvez me tornar faixa preta. A maneira que encontrei de devolver tudo o que ganhei é me dedicando ao esporte de outra maneira", afirmou ele.

Ainda criança, aos 7 anos, depois de um ano praticando judô em seu colégio, Derly ingressou na Sogipa, um dos principais clubes do Rio Grande do Sul, e aos 15 sagrou-se campeão brasileiro adulto. Ele confirmou a fama de promessa em 2000, ganhando o mundial júnior, e chegou ao ápice em 2005, no mundial sênior do Egito. O ex-judoca entende que o esporte está "muito maltratado" em Porto Alegre por não ser prioridade da agenda política.

"Não tive uma política pública me apoiando, mas sim uma pessoa que apostou em mim, e é exatamente por isso que busco oportunizar os outros de chegar onde eu cheguei. Pratiquei esporte durante 24 anos, vi como ele é maltratado e a sua importância. Testemunho disso é a minha própria vida. Perdi muitos amigos com drogas e marginalidade, e o esporte para mim foi a influência que me levou a lugares que nem imaginava", disse ele.

Em 2009, Derly rompeu os ligamentos cruzados e o menisco no joelho esquerdo e só voltou a lutar em 2011, mas se machucou novamente e decidiu encerrar a carreira antes do Mundial de 2013. Sua maior frustração foi não ter conquistado uma medalha olímpica.

Aposta do PCdoB

A candidata a prefeita de Porto Alegre Manuela D'Ávila (PCdoB) esteve presente no lançamento da candidatura de Derly e salientou que ele "é uma aposta do PCdoB e da cidade": "O João é um jovem muito diferente da média, é muito comprometido. Sempre fui encantada pela capacidade que ele tinha de transformar o ambiente dele num ambiente de construção positiva e de dignidade. Acho que ele está fazendo uma transição muito positiva e é uma aposta nossa e da cidade."

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade