PUBLICIDADE

Política

BA: ACM Neto e Kertész acusam Pelegrino de vandalizar placas

9 ago 2012 - 17h39
(atualizado às 17h54)
Compartilhar

As chapas de ACM Neto (DEM) e Mario Kertész (PMDB) planejam entrar com processos na Justiça Eleitoral contra a chapa de Nelson Pelegrino (PT), cuja equipe acusam de encobrir e danificar placas de adversários na disputa pela prefeitura de Salvador. Os petistas negam a danificação, mas admitem a cobertura das propagandas adversárias como um erro de cabos eleitorais. Por sua vez, acusam os democratas de ameaças a mão armada à equipe petista.

Equipe do DEM acusa petistas de encobrirem propagandas e quer que PF amplie fiscalização para evitar danos
Equipe do DEM acusa petistas de encobrirem propagandas e quer que PF amplie fiscalização para evitar danos
Foto: Divulgação

Veja o cenário eleitoral nas capitais

Veja quanto ganham os prefeitos e vereadores nas capitais brasileiras

Segundo a advogada de ACM Neto, Lílian Reis, a equipe de campanha democrata encontrou uma placa de Pelegrino colocada sobre a do rival. "Vamos entrar com representação para que a Justiça Eleitoral peça à Polícia Federal que fiscalize o vandalismo", resume, indicando que fotos do fato, como a da abertura desta matéria, integrarão o processo.

A advogada de Kertész, Déborah Guirra, afirma que entrará até sexta-feira com pedido semelhante na Justiça. "Vamos pedir que a coligação de Pelegrino esclareça (a cobertura das placas) e pedir que o caso seja encaminhado à PF para investigação", informa. Segundo ela, há fotos de ao menos três placas sobrepostas.

A assessoria de Pelegrino não nega que sua propaganda tenha encoberto a dos adversários, mas explica que o fato é resultado de uma "burrice" da equipe responsável pelas placas. A orientação do partido indica a possibilidade de substituir uma placa adversária quando a mesma está danificada e "não vale mais de nada", mas a assessoria petista reforça que neste caso seria preciso informar a equipe rival, registrar em fotos que a propaganda já estava estragada quando seus cabos chegaram, e retirar o anúncio do local antes de colocar o novo no lugar.

A coordenação de campanha do PT está investigando o responsável pela sobreposição de placas, para que a pessoa seja "mandada embora por motivo de burrice". Apesar disso, a assessoria rebate que essas placas teriam vida útil de três a quatro dias, e que na coligação 15% das propagandas acabam danificadas, "sem que ninguém seja acusado disso".

Sobre o vandalismo, as chapas encabeçadas pelo DEM e pelo PMDB não têm flagrantes. "Mas como a gente já estava vendo (a destruição das placas) e aconteceu esse fato (da propaganda sobreposta), isso está nos levando a crer que a autoria é a mesma", afirma Lílian. "Vemos as placas rasgadas, com a foto do candidato retirada, notificamos sempre à polícia mas ela, assim como nós, não tem como fiscalizar esse atos, que em geral ocorrem de madrugada", completa Déborah.

Em termos de acusações, o PT também as suas. A assessoria de Pelegrino afirmou que deu queixa na polícia contra dois homens armados que abordaram a equipe de placas na última noite, na avenida Juraci Magalhães, e invadiram o caminhão alegando estar em busca de propagandas de ACM Neto. Não encontrando nada, os homens teriam feito ameaças e ido embora.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade