PUBLICIDADE

Política

Autor do mantra de Serra, Walter Franco diz: "estou honrado"

29 out 2010 - 09h05
(atualizado às 09h33)
Compartilhar
Marcela Rocha

Na reta final da campanha, o candidato do PSDB ao Planalto carimbou suas manifestações com um mantra: "De braços dados, cabeça erguida e coração leve". Autor da versão original da frase, Walter Franco confessa ao Terra ter ficado "honradíssimo" e aprova as alterações feitas pelo político nos versos da música Serra do Luar.

José Serra adotou versos da música "Serra do Luar", de Walter Franco, como mantra para sua campanha
José Serra adotou versos da música "Serra do Luar", de Walter Franco, como mantra para sua campanha
Foto: Fernando Borges / Terra

Em março deste ano, Serra, à época governador de São Paulo, postou o verso original em seu Twitter para dizer como se sentia com a dianteira nas pesquisas de intenção de voto: "Como me sinto? Assim: 'tudo é uma questão de manter a mente quieta, a espinha ereta e o coração tranquilo'".

Em setembro, o já presidenciável Serra participou de um encontro com artistas em São Paulo. No evento, Walter Franco tomou o microfone e disse ter se sentido honrado quando leu suas palavras no Twitter de Serra, meses antes. Poucas semanas depois, feitas as devidas adaptações, os versos se tornaram uma espécie de mantra político tucano.

O compositor afirma ter ficado "muito contente" ao ver seus versos na campanha tucana. Walter Franco torce, vota e pede votos para José Serra. "Eu não poderia deixar de ser eleitor dele, porque Serra é um político que se interessa por essa linguagem holística e pela vida", declarou o compositor. Franco faz questão de deixar claro que não há interesse financeiro em ver seu mantra sendo repetido por um presidenciável. "Cedo minha composição a Serra de corpo e alma. E mais, fico muito orgulhoso e honrado".

A frase já caiu em domínio público, pode ser vista em grafites pelas ruas e a música já foi gravada por diversos artistas. "Essa canção é a que mais tem me dado alegrias. Recebo informações de várias pessoas, das mais distintas atividades profissionais, que usam este mantra e se referem a ele como 'A perfeição'", completa.

Entre tantas histórias envolvendo "Serra do Luar", Franco destaca uma que o "emocionou mais". Ele foi abordado por um rapaz que lhe disse estar vivo por causa da música, que faz parte do álbum "Respire Fundo". O jovem confessou ter desistido de acabar com a própria vida após ouvir os versos que hoje são repetidos por José Serra na reta final da campanha presidencial.

Em homenagem ao candidato, Walter Franco adapta sua canção: "A mente quieta não significa passividade, a espinha ereta é a postura natural de um ser humano com dignidade e o coração tranquilo só é possível se houver paz na consciência", diz ele. "Tudo é poesia e o resto é prosa".

Fonte: Terra Magazine
Compartilhar
Publicidade