PUBLICIDADE

Política

Após desistências, partidos formam quatro chapas em Cuiabá

1 jul 2012 - 10h17
(atualizado às 10h50)
Compartilhar

Com a desistência de dois partidos em lançar candidatos a prefeito, Cuiabá (MT) amanheceu neste domingo, após o sábado repleto de convenções, com quatro grandes chapas definidas, lideradas por PSDB, PSB, PT e PSD.

O PSDB oficializou o deputado estadual Guilherme Maluf como candidato, junto com mais 32 postulantes a vereador. A convenção contou com cerca de mil participantes, segundo estimativa do partido.

Quatro siglas estão coligadas na chapa encabeçada pelos tucanos: PP, PTdoB, PRP e PMN. Ainda estão em discussão o apoio do DEM e do PTB, do atual prefeito Francisco Galindo.

De acordo com a assessoria do PSDB, o DEM deverá indicar o vice na chapa majoritária, provavelmente seu presidente municipal, Leonardo Leão, após a desistência do ex-prefeito Roberto França em concorrer novamente. França era o segundo colocado na última pesquisa de intenção de voto, mas anunciou na sexta-feira que não participaria mais das eleições por não ter suporte financeiro.

Pesquisa do Vox Populi divulgada na sexta-feira passada apontava como líder em Cuiabá o candidato Mauro Mendes (PSB), com 47% da preferência do eleitorado. Em seguida, aparecia França (DEM), com 12%; Guilherme Maluf (PSDB), com 7%; o vereador petista Lúdio Cabral, com 4%; e Carlos Brito (PSD), com 3%.

Outras convenções

Sábado também foi dia do PSB homologar a candidatura do empresário Mauro Mendes. Acusado de abuso de poder econômico, gasto ilícito de recursos e captação ilícita de votos nas eleições de 2008, Mendes foi inocentado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) e poderá concorrer no pleito de outubro. O PSB tem apoio de PDT, PPS, PV e PR.

Já o PMDB retirou a candidatura de Totó Parente para indicar Francisco Faiad ao posto de vice do vereador petista Lúcio Cabral. A coligação ainda conta com o apoio do PCdoB.

O PSD também confirmou sua posição nas eleições deste ano, com Carlos Brito como candidato e apoio de PSC, PSL, PTN, PRTB, PSDC e PHS.

O candidato Guilherme Maluf (ao centro) durante convenção do PSDB na capital matogrossense
O candidato Guilherme Maluf (ao centro) durante convenção do PSDB na capital matogrossense
Foto: Divulgação
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade