PUBLICIDADE

Política

Após cogitar mudar de lado, PSD fecha com Ducci em Curitiba

Após cogitar mudar de lado, PSD fecha com Ducci em Curitiba

30 jun 2012 - 18h41
Compartilhar
Roger Pereira
Direto de Curitiba

O capítulo mais polêmico do sábado de convenções em Curitiba (PR) ficou por conta do PSD. O novo partido já tinha feito seu encontro no último dia 23, quando definiu apoio ao prefeito Luciano Ducci (PSB), mas deixou a ata em aberto e, desde quinta-feira, com a oficialização de Rubens Bueno (PPS) como vice de Ducci (vaga que era reivindicada para seu presidente municipal, Ney Leprevosy), passou a avaliar uma mudança de rumos. Foi procurado por Gustavo Fruet (PDT) e Ratinho Junior (PSC), esse último ofereceu a vice que Leprevost esperava, e o partido só tomou uma decisão favorável ao atual prefeito numa reunião de Executiva realizada na tarde de hoje, quando até a tese de candidatura própria foi levantada.

Cacifado pela decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que lhe deu mais tempo de televisão e recursos do fundo partidário, o PSD despertou o interesse de todos os grupos políticos da capital. Ratinho Júnior até esperou para confirmar o nome de seu vice, Ricardo Mesquita (PSC), deixando as portas abertas para Leprevost. A coligação de Gustavo Fruet, não ofereceu a vice, mas, com anuência dos ministros Paulo Bernardo e Gleisi Hoffmann, do PT, prometeu um bom espaço na administração municipal e vantagens políticas para as próximas eleições. O governador Beto Richa (PSDB) foi pessoalmente procurar o deputado para tentar mantê-lo na aliança de Ducci.

Os membros da Executiva Municipal fecharam-se na sede do partido a partir das 8h deste sábado, analisaram todas as propostas, conversaram com emissários de todos os candidatos e, por volta das 17h, bateram o martelo, mantendo a palavra de apoio a Ducci. No entanto, houve uma clara divisão entre os integrantes.

"Aprovamos o apoio do partido a Luciano Ducci, mas os membros estão liberados para aderir à candidatura que preferirem. Eu, presidente municipal do partido, só vou tomar minha decisão mais para frente, daqui a umas duas semanas", disse Ney Leprevost ao destacar que a coligação com Ducci era a tese defendida por menos membros da executiva municipal, mas prevaleceu por respeito à direção estadual e aos candidatos a vereador do partido.

"Estamos coligados com o grupo do Beto e do Ducci em várias cidades do Estado e uma mudança agora poderia desestruturar nossas candidaturas. Além disso, prejudicaríamos nossa chapa de vereadores, que já está no chapão com eles e teria que montar uma nova chapa em cima da hora", explicou. "Mas a maioria do partido queria apoiar o Ratinho", admitiu.

O atual prefeito de Curitiba, Luciano Ducci, concorre à reeleição pelo PSB
O atual prefeito de Curitiba, Luciano Ducci, concorre à reeleição pelo PSB
Foto: Divulgação
Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade