PUBLICIDADE

Política

Após briga na Justiça, Rubens Bomtempo é eleito em Petrópolis

28 out 2012 - 18h52
(atualizado às 21h21)
Compartilhar

Com 100% dos votos apurados neste domnigo, Rubens Bomtempo (PSB) foi eleito para comandar a prefeitura de Petrópolis (RJ). Ele teve 56,05% dos votos, contra 43,95% de Bernardo Chim Rossi (PMDB), com quem disputou o segundo turno. O prefeito eleito chegou a ter sua candidatura impugnada e só voltou à disputa no último dia 18, por descisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Confira quanto ganham os prefeitos e vereadores nas capitais brasileiras

Conheça os candidatos a prefeito de todo o País

Bomtempo ficou em segundo lugar na primeira fase do pleito, com 50.320 votos - apenas 2.632 votos a menos que Rossi -, mas foi enquadrado na Lei da Ficha Limpa e teve sua candidatura impugnada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) em setembro, o que impediu a computação dos seus votos. O socialista teve as contas públicas rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Estado quando foi prefeito em 2004, uma vez que não recolheu valores devidos ao INSS.

Em seu lugar, o atual prefeito da cidade, Paulo Mustrangi (PT), que estava em terceiro com 45.060 votos, foi alçado à segunda posição. A decisão foi questionada pela Justiça Eleitoral de Petrópolis, que trouxe Bomtempo de volta à disputa, até que o TRE-RJ reverteu o parecer e reafirmou a cassação da candidatura do ex-prefeito. No entanto, no último dia 18 o TSE modificou a decisão do TRE do Rio e manteve a candidatura de Bomtempo, mudando novamente os rumos da eleição na cidade e deixando Mustrangi fora do segundo turno. Em seu site, Bomtempo fez questão de colocar um bottom, reproduzido no material de campanha, em que se lê "ficha limpa - Tribunal Superior Eleitoral".

Com 295.917 mil habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Petrópolis é o nono maior colégio eleitoral do Estado. Famosa por ter sido lar da família real no Brasil, a cidade, localizada na região serrana a cerca de 60 km do Rio, tem no turismo boa parte da sua renda, mas ainda sofre com os efeitos da tragédia das chuvas que destruíram a região no começo de 2011.

Segundo turno ocorre em 50 municípios
Mais de 31 milhões de eleitores foram às urnas neste domingo eleger o prefeito em 50 cidades do Brasil em que há segundo turno, sendo 17 capitais. O Terra, maior empresa latino-americana de mídia digital, faz a cobertura completa das eleições nas capitais e principais cidades do País e apuração de votos em tempo real.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade