PUBLICIDADE

Política

AM: em debate, candidatos respondem as próprias perguntas

5 out 2012 - 02h05
(atualizado às 08h06)
Compartilhar

Arnoldo Santos
Direto de Manaus

Os candidatos à prefeitura de Manaus que participaram do debate na TV Amazonas, emissora afiliada da Rede Globo, aproveitaram o formato do programa para levantar as próprias ideias e diminuir as propostas dos adversários. Estiveram presentes Vanessa Grazziotin (PCdoB), Serafim Correa (PSB), Artur Neto (PSDB), Sabino Castelo Branco (PTB) e Pauderney Avelino (DEM). O debate teve cinco blocos e foi mediado pelo jornalista Heraldo Pereira, da Rede Globo.

Conheça os candidatos a vereador e prefeito de todo o País

Acompanhe as pesquisas eleitorais

Veja o cenário eleitoral nas capitais

Veja os salários dos prefeitos e vereadores das capitais

A partir do segundo bloco, os candidatos escolhiam o tema e o adversário a quem perguntar. Vanessa Grazziotin aproveitou o formato e escolheu adversários que, potencialmente, não revidariam diretamente seus questionamentos. Independente da resposta do candidato, a comunista aproveitava a réplica para, na prática, responder à sua própria pergunta.

No confronto direto, Serafim Correa falou sobre os projetos que a prefeitura atual, do prefeito Amazonino Mendes (PDT), acabou. E perguntou para Artur Neto sobre como trabalhará a transparência caso seja eleito. Artur disse que fará administração transparente, enquanto Serafin afirmou que, na época em que foi prefeito, publicava "tudo" no site da prefeitura.

Sabino Castelo Branco afirmou que é o único que conhece os bairros da capital amazonense e que seus adversários não conhecem o cotidiano do povo. O candidato do PTB se vale da prática do programa de televisão que apresenta há cerca de quatro anos, o que lhe rendeu inclusive a eleição para deputado federal.

O debate na TV Amazonas já começou com uma novidade de última hora. No início da tarde, o candidato Pauderney Avelino (DEM) conseguiu uma liminar na Justiça Eleitoral que lhe garantiu a participação no debate.

Avelino havia ficado de fora do grupo de cinco candidatos convidados para o debate. Segundo as regras adotadas pela emissora, somente os cinco primeiro colocados na pesquisa do Ibope, divulgada no dia 20 deste mês seriam entrevistados. O candidato democrata acabou sendo o sexto participante, decisão que a emissora acatou.

Fora do prédio da emissora, cabos eleitorais acompanharam vendo o debate por telões. A fiscalização do TRE, assim como a presença da polícia militar, inibiram a ação de ânimos mais exaltados.

Depois de quase duas horas de debate, as considerações finais não foram menos interessantes. Henrique Oliveira anunciou que vai ser pai pela quinta vez. E aproveitou a "novidade" para fazer um trocadilho. "Aí eu comecei a refletir que a gente precisa fazer o nascimento de uma nova cidade", concluiu o candidato.

Pauderney Avelino lembrou que, como deputado federal, trouxe recursos para muitas obras em Manaus. Infraestrutura, asfalto, canalização de córregos, por exemplo, segundo o candidato.

Sabino Castelo Branco agradeceu a família e a equipe que trabalhou com ele. Sempre combativo e sisudo, acabou com a voz embargada pela emoção ao terminar citando o filho dele, Reizo Castelo Branco, "um guerreiro".

Serafim Correa lembrou que a chapa que ele lidera é oposição à atual administração. Lembrou o carro-chefe da campanha dele: o projeto um computador por aluno, a domingueira e a integração temporal, estes dois últimos relacionados ao transporte coletivo.

Artur Neto ganhou um minuto a mais como direito de resposta à citação da candidata Vanessa. Mas em resumo disse que "tem clara sensação de vitória nas ruas¿. E finalizou que serão ¿um governo equilibrado e justo, técnico, mas sensível".Vanessa Grazziotin encerrou a fala dos candidatos e o debate. E finalizou que afirmando que fará uma administração popular, com muito carinho e respeito pelas pessoas.

Candidatos de Manaus realizaram o último debate antes da eleição, na noite desta quinta-feira
Candidatos de Manaus realizaram o último debate antes da eleição, na noite desta quinta-feira
Foto: Rômulo Araújo / Especial para Terra
Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade