PUBLICIDADE

Política

AM: candidato do PSDB, Artur Neto é eleito prefeito de Manaus

28 out 2012 - 19h38
(atualizado às 21h47)
Compartilhar

Artur Neto (PSDB) será o novo prefeito de Manaus. Com 100% dos votos apurados, ele conquistou 65,95% votos contra 34,05% de Vanessa Grazziotin (PCdoB). No primeiro turno, Neto teve quase o dobro dos votos que sua opositora - ele recebeu 385,8 mil votos (40,55%), enquanto Vanessa registrou 189,8 mil (19,95%).

Artur Neto foi eleito prefeito de Manaus neste domingo
Artur Neto foi eleito prefeito de Manaus neste domingo
Foto: Rômulo Araújo / Especial para Terra

Veja os salários dos prefeitos e vereadores das capitais

O quadro favorável para Artur Neto se manteve até a primeira pesquisa Ibope do segundo turno, quando ele foi apontado com mais que o dobro das intenções de voto de Vanessa. O levantamento, encomendado e divulgado pela Rede Amazônica, mostrou o tucano com 61% e a comunista com 29% na pesquisa estimulada.

Em 11 de outubro, ele recebeu o apoio de três dos sete candidatos que concorreram ao cargo e que não foram para o 2º turno: Pauderney Avelino (DEM), Henrique Oliveira (PR) e Serafim Correa (PSB) . Sobre a aliança, ele adotou um discurso conciliador e convergente. "Que fique bem claro: não temos outra intenção que não, encerrado o processo eleitoral, governar Manaus. Não vamos perseguir ninguém. Eu quero estender minhas mãos inclusive para os adversários. Nós precisamos de todos para governar Manaus."

Ex-senador com destaque na oposição ao governo Luiz Inácio Lula da Silva, Neto já foi prefeito de Manaus de 1989 a 1992. Em 2006, disputou o governo do Amazonas, mas foi derrotado. Quatro anos depois, em 2010, após o fim do mandato como senador, ele tentou novamente o cargo, mas não se reelegeu. Durante a gestão de Fernando Henrique Cardoso, o tucano também foi ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República. Neto também é diplomata e, nos últimos meses, representou o País na Embaixada do Brasil em Portugal.

Em seu plano de governo, Neto promete uma administração "técnica" e fala em "excelência" nas seguintes áreas: finanças; infraestrutura, com ênfase no saneamento básico; trânsito e transporte urbano; saúde; educação; ação social e comunitária; trabalho, emprego e renda; meio ambiente e limpeza pública; turismo, cultura e esporte; tecnologia e comunicação; ações institucionais e segurança. Além da revitalização do Centro Histórico, o tucano lançou a ideia da reforma administrativa, "que enxugará a máquina pública, de modo a fazer sobrar mais recursos para serem investidos na melhoria da qualidade de vida do povo de Manaus".

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade