PUBLICIDADE

Política

AM: Artur e Vanessa reforçam discursos diferentes em debate

24 out 2012 - 10h46
(atualizado às 11h01)
Compartilhar
Arnoldo Santos
Direto de Manaus

Os candidatos à prefeitura de Manaus (AM) Artur Neto (PSDB) e Vanessa Grazziotin (PCdoB) fizeram do segundo debate televisivo deste segundo turno um confronto de estratégias. No encontro realizado pela TV Acrítica, afiliada da Rede Record, na noite da última terça-feira, eles mediram até onde podiam ir, ensaiaram confrontos acalorados, mas ficaram na tentativa de consolidar os discursos nitidamente diferentes, apesar de atitudes parecidas.

Artur manteve a defesa de sua imagem como administrador experiente e conciliador e Vanessa voltou a exaltar a ligação com o governo de Dilma Rousseff
Artur manteve a defesa de sua imagem como administrador experiente e conciliador e Vanessa voltou a exaltar a ligação com o governo de Dilma Rousseff
Foto: Clóvis Miranda / Divulgação

Consulte os candidatos a prefeito em todo o País

Veja os salários dos prefeitos e vereadores das capitais

Artur, líder nas pesquisas, manteve a defesa de sua imagem como administrador experiente, conciliador e disposto a firmar todas as parcerias políticas com as esferas federal e estadual, independente de pertencer a um partido de oposição nacional. Vanessa voltou a exaltar todas as obras que o governo federal, fato que apresenta como ligação de "ser do time" do grupo político da presidente Dilma Rouseff (PT), do governador do Amazonas, Omar Aziz ((PSD), e do senador Eduardo Braga (PMDB), líder do governo no Eenado.

Diante das duas estratégias os candidatos foram, no início do debate, praticamente iguais. Abriram o primeiro bloco com respostas às perguntas feitas pela produção da emissora e na hora de tratar de problemas mais urgentes foram comedidos. Disseram que vão aderir ao programa Minha casa, Minha vida e Artur falou que vai integrar o programa do governo do Estado denominado Proama para resolver o problema de abastecimento de água nos bairros periféricos.

Quando perguntados sobre a situação dos servidores municipais em regime administrativo, os dois disseram que não vão demitir e também falaram sobre os mototaxistas. "Eu vou sentar para estabelecer um modo de convivência mais democrático, mais racional. Vamos dar oportunidade de viver com direitos e deveres para com a cidade e estaremos muito abertos para ter uma convivência boa. Preciso que moto não interfira com taxista", disse Artur.

Já a candidata disse que vai "querer regulamentar para trabalhar em toda região da cidade. Precisamos de pelo menos 6 mil regularizações, para que tenha segurança a eles e aos passageiros". Em Manaus, há uma lei aprovada, que falta ser sancionada, que prevê a regulamentação de 2 mil mototaxistas obedecendo a relação de 1 para cada 900 habitantes. Porém, as entidades representantes da categoria já disseram que existem 14 mil pessoas exercendo a atividade na cidade.

Lula e Dilma esquentam debate

A temperatura começou a esquentar quando Vanessa comparou as ações que os governos de Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma fizeram no Estado. A cada comentário do adversário, ela dizia que tudo o que havia acontecido de bom nas últimas décadas para o Estado era fruto dos governos petistas, enquanto que nas duas gestões de Fernando Henrique Cardoso (PSDB) nada de importante para o desenvolvimento do Amazonas havia sido feito.

"Tudo que ele falou não foi da época do Fernando Henrique. É do governo do presidente Lula e do Omar. O PSDB nunca teve compromisso com Manaus. O gasoduto começou com Lula e foi preciso entrar na Justiça pra fazer a obra começar", cutucou Vanessa. Falando de gasoduto, construído entre Coari e Manaus, Artur largou a calma de lado e foi para cima da adversária falando das suas ações parlamentares que lhe renderam até o cargo de ministro do governo FHC.

"As obras do gasoduto avançaram no governo Fernando Henrique. Nós vimos uma grande obra surgir da qual o partido dela (PT) votou contra. Temos outras obras fundamentais e a Lei da Responsabilidade Fiscal que, depois, o presidente Lula se beneficiou enormemente", rebateu Artur. O último debate é na sexta-feira, na TV Amazonas, afiliada da Rede Globo. Na noite desta quarta-feira, Artur encerra sua campanha em comício com a presença do senador Aécio Neves (PSDB-MG).

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade