PUBLICIDADE

Política

Aliança proporcional deixa PP mais perto de apoio a Fortunati

8 jun 2012 - 17h51
(atualizado às 20h00)
Compartilhar
Gonçalo Valduga

O PP, o PDT e o PRB fecharam o acordo para a formação de uma aliança para concorrer em chapa única na eleição proporcional de Porto Alegre (RS). A confirmação da coligação deve ocorrer apenas na convenção do PP, mas a proposta encaminhada por lideranças do PDT, na tarde desta sexta-feira, aproxima o pré-candidato à Prefeitura, José Fortunati (PDT), da vitória na disputa com a pré-candidata do PCdoB, Manuela D'ávila, pelo apoio da sigla.

Lideranças do PP, PDT e PRB se reuniram para definir a aliança na eleição proporcional em Porto Alegre
Lideranças do PP, PDT e PRB se reuniram para definir a aliança na eleição proporcional em Porto Alegre
Foto: Jefferson Bernardes/Preview.com / Divulgação

No sistema proporcional, que elege os vereadores, o total de votos obtidos pela coligação define o número de cadeiras a serem preenchidas. O código eleitoral permite aos partidos que façam coligações para obter uma maior bancada, favorecendo os candidatos mais votados.

"A proposta para a eleição proporcional tem um caráter de força para consolidar o apoio a Fortunati", afirmou o presidente do diretório municipal do PP, Tarso Boelter. Segundo ele, o interesse neste projeto era antigo e pode definir a entrada na candidatura. "Se não houvesse um acerto, Fortunati corria o risco de perder o apoio", garantiu.

Há quatro anos, o PP não conseguiu entrar na coligação para as eleições proporcionais em primeiro turno. O acerto somente ocorreu no segundo turno, mas o partido ficou enfraquecido politicamente no governo municipal. Agora, com a coligação, a nominata total teria 72 candidatos, sendo 22 mulheres, com expectativa para que se elejam 12 vereadores.

Para o vereador Kevin Krieger (PP), a nova proposta não se trata de uma compensação pela vaga de vice na chapa de Fortunati - o vereador Sebastião Melo (PMDB) deve ser confirmado como vice. "Na verdade, é uma justiça pelo partido ser um aliado no governo desde o primeiro turno", afirmou. Na opinião do vereador, a sinalização de Fortunati nas proporcionais aumenta sua chance de vitória na convenção. "A proposta fortalece o PP e coloca o partido como protagonista no governo. E ainda teremos a chance de reger um bom número de vereadores na Câmara", completou.

Nesta segunda-feira, dia 11, a executiva municipal do PP se reúne em convenção para anunciar se apoia Fortunati ou Manuela no pleito municipal de 7 de outubro.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade