PUBLICIDADE

Política

'A vida continua', diz coordenador do PT sobre Erundina

20 jun 2012 - 11h15
(atualizado às 11h20)
Compartilhar

Mariane Pinho

O ex-presidente Lula, o pré-candidato Fernando Haddad e o deputado Paulo Maluf se cumprimentam em cerimônia que selou acordo entre PP e PT em São Paulo
O ex-presidente Lula, o pré-candidato Fernando Haddad e o deputado Paulo Maluf se cumprimentam em cerimônia que selou acordo entre PP e PT em São Paulo
Foto: Léo Pinheiro / Terra

O coordenador da campanha de Fernando Haddad à prefeitura de São Paulo e presidente do PT na capital paulista, vereador Antonio Donato, disse nesta quarta-feira que a saída de Luiza Erundina (PSB) da chapa não afeta a imagem do pré-candidato perante o eleitor e que a aliança com o deputado Paulo Maluf (PP) também não tem influência negativa, porque aumentará o tempo de exposição do ex-ministro na mídia.

"A gente lamenta a saída dela, mas a vida continua", afirmou Donato ao Terra. Ele disse que seu partido espera, agora, a indicação de outro nome pelo PSB para ser vice de Haddad. Eduardo Storópoli, reitor da Uninove, era um dos nomes cogitados antes de Erundina e foi mencionado na terça-feira pelo presidente nacional do PSB e governador de Pernambuco, Eduardo Campos.

Donato admitiu, no entanto, que será complicado equiparar o peso que a ex-prefeita Erundina trazia à pré-candidatura. "O nome de Luiza Erundina tinha um caráter simbólico e será difícil ter um nome da mesma envergadura".

O vereador afirmou que também espera a adesão do PCdoB à base de Haddad, mas ressaltou que a prerrogativa de escolher o vice é do PSB. Os comunistas, por sua vez, continuam reafirmando que seguirão com a candidatura própria de Netinho de Paula, sem apoiar o PT.

Bem contra o mal

A deputada federal Erundina vinha ameaçando desistir de disputar a vice-prefeitura desde segunda-feira, quando Haddad foi junto com o ex-presidente Lula selar o inusitado acordo entre PT e PP na casa de Maluf. Finalmente, na noite de terça-feira, o PSB anunciou que Erundina havia retirado seu nome da chapa. A ex-prefeita é adversária histórica de Maluf e afirmou que iria se sentir "desconfortável" subindo no mesmo palanque que o deputado.

A aliança PT-Maluf foi muito comentada por políticos e por eleitores na internet, que muitas vezes mostravam revolta, apoiando a desistência de Erundina. Donato, porém, amenizou as consequências da crise na chapa petista e disse que qualquer impacto negativo dos acontecimentos desta semana será diluído ao longo da campanha. "O PP acrescenta um tempo importante de TV para que o PT mostre seus projetos", disse o vereador, e concluiu: "As coisas são mais complexas que uma batalha do bem contra o mal".

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade