0

Eduardo Paes toma posse no Rio de Janeiro

1 jan 2009
13h33
atualizado às 18h08
  • separator
  • comentários

O prefeito Eduardo Paes foi empossado às 12h45 na Câmara Municipal do Rio de Janeiro. Durante o discurso, Paes afirmou que é uma "enorme honra" se tornar o prefeito da cidade e garantiu que vai manter um diálogo aberto com todos os vereadores.

» Paes toma posse como prefeito do Rio
» vc repórter: mande fotos e notícias

  • Dados do município
  • Prefeito: Eduardo Paes (PMDB)
  • Vice: Muniz (PMDB)
  • População: 6.093.472
  • IDH: 0.842
  • PIB per capita: R$ 20.851

O prefeito publicou no Diário oficial desta quinta-feira uma série de decretos, entre eles o fim da aprovação automática nas escolas, a criação de um gabinete integrado de combate à dengue, um plano de implantação do bilhete único, normas de execução orçamentária e programação financeira para 2009.

"É necessário, para o bem da democracia, que nós tenhamos um Poder Legislativo forte. Por isso, esse poder precisa ser ouvido", disse. "Quero convidá-los para participar das mudanças que essa cidade necessita."

Paes disse ainda que, nos primeiro meses do ano, vai trabalhar para melhorar a gestão municipal e organizar os gastos da máquina pública. Ele garantiu a implantação das unidades de pronto-Atendimento (UPAs) 24 horas.

Mudanças
Com o fim da aprovação automática, a Secretaria de Educação vai elaborar um novo sistema de avaliação com base no rendimento escolar. O prefeito também terminou com a discussão em torno da instalação um aterro sanitário em Paciência, zona oeste da capital fluminense.

Paes suspendeu ainda a execução dos contratos de obras, serviços e fornecimentos relativos à Cidade da Música, e determinou a instauração de uma auditoria.

O Gabinete de Combate à Dengue trabalhará em parceria com os governos estadual e federal para o enfrentamento da doença. O plano de ação prevê o atendimento em centros de hidratação 24 horas.

A Casa Civil terá a missão de elaborar um novo modelo de Planejamento Estratégico e programação orçamentária em que será criado um modelo de gestão de desempenho da prefeitura.

Paes também encomendou um estudo para implantação do bilhete único no sistema de transportes. Além disso, ele instituiu um grupo de trabalho para analisar a possibilidade de alunos estudarem em regime integral nas escolas municipais.

Paes garantiu a implantação das unidades de pronto-Atendimento (UPAs) 24 horas
Paes garantiu a implantação das unidades de pronto-Atendimento (UPAs) 24 horas
Foto: Henrique Esteves / Futura Press
Terra

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade