PUBLICIDADE

Política

Eduardo Cunha diz que vai instalar nova CPI da Petrobras

Com pressão da oposição, presidente da Câmara disse que vai cumprir o regimento e instalar a CPI

4 fev 2015 - 07h35
(atualizado às 10h01)
Compartilhar
Exibir comentários
Sede da Petrobras no Rio de Janeiro. 29/01/2015
Sede da Petrobras no Rio de Janeiro. 29/01/2015
Foto: Sergio Moraes / Reuters

Deputados de oposição protocolaram pedido para criação de uma nova CPI para investigar irregularidades na Petrobras, e o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), disse na noite de terça-feira que vai instalar a Comissão Parlamentar de Inquérito.

“Vou cumprir o regimento. As cinco primeiras CPIs serão instaladas. Não há o que fazer, e isto é regimental”, afirmou Cunha, segundo a Agência Câmara Notícias, após o pedido apresentado pela oposição.

De acordo com o deputado Bruno Araújo (PSDB-PE), o pedido protocolado pela oposição foi o terceiro apresentado na nova legislatura, que começou no último domingo.

A CPI vai dar prosseguimento aos trabalhos da CPI mista da Petrobras encerrada em 2014, que apurou diversas irregularidades na estatal.

"Com essa CPI nós vamos ter condições de apresentar o nome daqueles que se envolveram, dos agentes públicos, sejam eles ministros ou técnicos da Petrobras, e também os agentes políticos: deputados e senadores que eventualmente tenham se envolvido nesse assalto à Petrobras", disse o líder do PSDB na Câmara, Carlos Sampaio (SP), de acordo com nota do partido.

A Petrobras está no epicentro da Operação Lava Jato, da Polícia Federal, que investiga um escândalo bilionário de corrupção que envolve ex-empregados da companhia, executivos de empreiteiras e políticos.

Na segunda-feira, uma fonte do governo disse à Reuters que a presidente Dilma Rousseff aceitou o pedido de demissão da presidente da estatal, Maria das Graças Foster.

A eventual saída de Graça do comando da petroleira repercutiu no mercado. As ações preferenciais da companhia fecharam em alta de 15,4%, para 10 reais, na máxima da sessão. O Ibovespa, que reúne os principais papéis do mercado acionário do país, teve alta de 2,76 por cento.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade