PUBLICIDADE

Política

Eduardo Campos apoia CPI para investigar Petrobras

24 mar 2014 - 17h51
Compartilhar
Exibir comentários

O pré-candidato à Presidência da República e governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), defendeu nesta segunda-feira a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) mista no Congresso para investigar negócios da Petrobras. Para Campos, a comissão deve ser instalada caso o governo não dê os esclarecimentos necessários.

“Nossos senadores pediram na semana passada a presença, no Congresso Nacional, dos responsáveis pela Petrobras para esclarecer tudo isso. Caso esses esclarecimentos não sejam suficientes, entendemos que vai ser o caso de se pedir efetivamente uma comissão parlamentar de inquérito”, disse.

Para Campos, não se deve “eleitoralizar” o debate sobre a CPI. “Queremos ter muito cuidado para não prejudicar ainda mais a Petrobras. Por outro lado, também não podemos ficar sem ter as respostas adequadas, a cada dia é uma surpresa, uma notícia nova”, disse.

A comissão para investigar a Petrobras foi aprovada com a ajuda de um movimento de deputados governistas descontentes com a articulação política do governo Dilma Rousseff. A ideia da comissão é buscar informações sobre uma investigação envolvendo a SBM Offshore na Holanda.

Segundo denúncias de um ex-funcionário da companhia, US$ 250 milhões teriam sido desembolsados, entre 2005 e 2011, em propina, dos quais US$ 139 milhões teriam sido destinados a funcionários da Petrobras. No fim de 2013, a SBM Offshore, que tem contratos com a companhia brasileira para aluguel de plataformas, admitiu em uma nota a existência de investigação interna para apurar práticas impróprias supostamente cometidas por funcionários.

<a data-cke-saved-href="http://noticias.terra.com.br/infograficos/mapa-eleitoral-2014/" href="http://noticias.terra.com.br/infograficos/mapa-eleitoral-2014/">Mapa eleitoral 2014</a>
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade