PUBLICIDADE

Política

Diplomação: Camilo Capiberibe chora e diz que AP 'tem jeito'

17 dez 2010 - 23h55
Compartilhar
Mario Tomaz
Direto de Macapá

O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá diplomou na noite desta sexta-feira, no Teatro das Bacabeiras, em Macapá, 76 parlamentares entre efetivos e suplentes que assumirão cadeiras na Assembleia Legislativa, Câmara dos Deputados, Senado Federal e Palácio do Setentrião. O governador eleito, Camilo Capiberibe (PSB), chorou e disse que o Amapá tem jeito. Para ele, a mudança na administração é importante, principalmente depois que o Estado ganhou as manchetes com a prisão do governador Pedro Paulo Dias de Carvalho (PP) e mais 17 pessoas, em setembro, acusadas de desvio de verbas públicas.

Camilo Capiberibe exibe diploma em solenidade no Amapá
Camilo Capiberibe exibe diploma em solenidade no Amapá
Foto: Mario Tomaz / Especial para Terra

"Nossa missão é dar uma nova chance ao povo de ter orgulho de ser amapaense, de estar neste Estado e dos políticos que trabalham pelo seu desenvolvimento", afirmou. Capiberibe lembrou que a liberdade do povo é o que importa na hora do voto, e que ninguém vai conseguir derrubar esse ato democrático. Ele também parabenizou seus pais, Janete e João Capiberibe, que, segundo ele, são os verdadeiros efetivos da Câmara e do Senado Federal. O político finalizou seu discurso agradecendo a Deus e pedindo a todos que trabalhem em prol de um Estado sério e com vontade de se desenvolver.

Na mesma cerimônia, foram diplomados dois senadores - Randolfe Rodrigues (PSOL) e Gilvam Borges (PMDB) - , oito deputados federais e os 24 deputados estaduais. Fizeram discursos o deputado estadual mais votado, Júnior Favacho (PMDB), o deputado federal mais votado, Vinicius Gurgel (PRTB), o senador mais votado, Randolfe Rodrigues (PSOL) e o governador eleito. Favacho lembrou a força de uma "família chamada Amapá" e disse que poderá ser o elo do povo junto ao governo. Já Gurgel ressaltou a necessidade de mudança no Brasil e disse que políticos responsáveis mostram que não é apenas com dinheiro ou força que se atinge vaga na Câmara de Deputados. "É preciso estar ao lado do povo", afirmou.

O senador Rodrigues reforçou a necessidade de mudar a cara do Senado e fortalecer pessoas que tenham visão. "O povo do Amapá já tomou sua decisão e vamos continuar esse projeto de renovação", disse. O presidente do TRE-AP, Luis Carlos dos Santos, parabenizou os diplomados e lembrou que a Justiça é apenas um elo entre a vontade do povo e administração do Estado.

Manifestantes jogam ovos contra senador eleito

Manifestantes do Partido Socialista Brasileiro (PSB) estiveram em frente do teatro das Bacabeiras e atiraram ovos contra o senador diplomado Gilvam Borges. Eles gritavam o nome de Janete e João Capiberibe e foram contidos pelo policiamento presente no local. Ânimos se exaltaram quando um grupo de correligionários de Gilvam Borges apareceram em frente ao teatro, mas o problema foi resolvido pela Polícia Militar.

A ministra Cármen Lúcia, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), determinou ao TRE-AP que proclamesse novo resultado das eleições para deputado federal e senador no Estado, excluindo os nomes dos candidatos Janete Maria e João Capiberibe, ambos do PSB. Eles tiveram o registro de candidatura indeferido e ainda recorrem das decisões.

Janete Capiberibe, que concorreu a deputada federal, foi declarada inelegível pelo Plenário do TSE em 29 de setembro e o recurso contra o indeferimento de seu registro ainda será julgado pelo Supremo Tribunal Federal. Um dia após, em 30 de setembro, o registro de João Capiberibe foi indeferido pela ministra Cármen Lucia, também por inelegibilidade. O candidato ao Senado recorreu ao Plenário do TSE, que ainda analisará o processo.

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade