PUBLICIDADE

Política

Dilma visitará Portugal com Lula em 29 e 30 de março

22 mar 2011 - 15h43
(atualizado às 17h10)
Compartilhar

O ministro de Relações Exteriores, Antonio Patriota, confirmou nesta terça-feira em São Paulo que a presidente Dilma Rousseff deve ir a Portugal nos dias 29 e 30 de março, na sua primeira viagem à Europa desde que assumiu o poder, em janeiro.

Segundo nota divulgada pelo Palácio do Planalto, Dilma viajará acompanhada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que no dia 30 deve receber o título de doutor honoris causa da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.

A principal finalidade da viagem de Dilma é prestigiar a homenagem a Lula. Embora estejam previstas reuniões entre a presidente e seu colega português, Aníbal Cavaco Silva, e o primeiro-ministro, José Sócrates, a viagem não constitui o que diplomatas consideram ser uma visita oficial.

Analistas avaliam que a presença de Dilma na homenagem visa mostrar que ela continua ligada a Lula, apesar das opiniões de que ela tem se afastado do antecessor.

ChinaDepois de Portugal, Dilma deve viajar à China entre 12 e 15 de abril, onde visitará as cidades de Pequim, Sanya e Boal. A visita, segundo o Planalto, tratará de assuntos econômicos, embora a agenda inclua reuniões com o presidente chinês, Hu Jintao, e com o primeiro-ministro Wen Jiabao. Durante a viagem, Dilma participará de uma reunião do Bric, grupo formado por Brasil, Rússia, Índia e China, e de um fórum entre países asiáticos.

A primeira visita de Dilma ao exterior após assumir a Presidência foi à Argentina, em 31 de janeiro. Segundo o Itamaraty, a opção pela Argentina refletiu a importância do país vizinho e da América do Sul para a política externa brasileira.

"Não é por acaso que fiz questão de que meu primeiro contato com o exterior fosse com a Argentina. Considero os dois países cruciais para transformar a América Latina no século 21", disse a presidente brasileira, durante a viagem.

BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Compartilhar
Publicidade