PUBLICIDADE

Dilma telefona para filho de José Alencar após morte de ex-vice

29 mar 2011 - 17h52
(atualizado às 19h38)
Compartilhar
Laryssa Borges
Direto de Brasília

De Portugal, a presidente Dilma Rousseff (PT) telefonou nesta terça-feira para o presidente da empresa Coteminas, Josué Gomes da Silva, filho caçula do ex-vice-presidente José Alencar, para prestar solidariedade e condolências. Emocionada, Dilma, que cumpre agenda em Portugal, ofereceu o Salão Nobre do Palácio do Planalto para que Alencar pudesse ser homenageado pelo Estado brasileiro.

Em Portugal, Dilma comenta a morte de José Alencar ao lado de Lula e da ex-primeira-dama Marísa Letícia
Em Portugal, Dilma comenta a morte de José Alencar ao lado de Lula e da ex-primeira-dama Marísa Letícia
Foto: Roberto Stuckert Filho/PR / Divulgação

A partir das 9h15 desta quarta, o corpo do ex-vice-presidente será homenageado na capital federal com honras fúnebres de chefe de Estado. Alencar, por cujo falecimento foi decretado luto oficial de uma semana, ocupou a presidência interinamente por cerca de um ano durante as viagens do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A presidente Dilma Rousseff chegará em Brasília para o velório no início da noite de quarta-feira. Ao lado de ministros, familiares e representantes dos poderes, acompanhará a cerimônia de velório do ex-vice-presidente no Salão Nobre do Planalto. A solenidade será aberta a partir das 10h30 para visitação pública e se estenderá por toda a noite. O corpo de José Alencar embarca para Belo Horizonte na manhã de quinta-feira.

Alencar enfrentava câncer desde 1997

O empresário mineiro e ex-vice-presidente da República José Alencar morreu às 14h41 desta terça-feira, aos 79 anos, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. De acordo com nota oficial da instituição, Alencar morreu em decorrência de câncer e falência de múltiplos órgãos. Ele lutava contra a doença desde 1997. Ao todo, foi submetido a 17 cirurgias nos últimos 13 anos.

O ex-vice-presidente foi internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na segunda-feira, com um quadro de suboclusão intestinal, em "condições críticas". Ele havia recebido alta em 15 de março, após uma internação de mais de um mês na instituição devido a uma peritonite (inflamação da membrana que reveste a cavidade abdominal) por perfuração intestinal.

Alencar nasceu em 17 de outubro de 1931 em um povoado às margens de Muriaé, cidade de 100.063 mil habitantes no interior de Minas Gerais. Ele era casado com Mariza Campos Gomes da Silva, com quem teve três filhos.

Em 1967, em parceria com o empresário e deputado Luiz de Paula Ferreira, fundou, em Montes Claros (MG), a Companhia de Tecidos Norte de Minas (Coteminas), hoje um dos maiores grupos industriais têxteis do País. Estabelecido no setor empresarial, candidatou-se para o governo de Minas em 1994 e, em 1998, conquistou uma vaga no Senado Federal por Minas Gerais. Elegeu-se vice-presidente na chapa de Luiz Inácio Lula da Silva em 2002, tendo sido reeleito junto com o petista em 2006.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade