PUBLICIDADE

Política

Dilma se reunirá nos EUA com Obama, empresários e agentes financeiros

25 jun 2015 - 19h11
Compartilhar
Exibir comentários

A presidente Dilma Rousseff viajará no sábado aos Estados Unidos com uma vasta agenda, que incluirá um encontro com Barack Obama e reuniões com empresários e agentes do mercado financeiro.

"Esta viagem representará a retomada do diálogo bilateral no mais alto nível", explicou nesta quinta-feira em entrevista coletiva o subsecretário-geral Político do Itamaraty, Carlos Paranhos, que ressaltou a abrangência política e econômica da visita de Dilma aos Estados Unidos, onde permanecerá até quarta-feira.

A presidente tinha planejado uma visita de Estado a Washington para outubro de 2013, mas a cancelou depois da divulgação da notícia de que ela tinha sido vítima da espionagem americana.

Segundo Paranhos, Dilma já virou a página da espionagem e não deseja "reaquecer" esse assunto, mas conversar com Obama sobre a ampla agenda de cooperação entre os dois países.

O diplomata também explicou que a presidente se propõe a convencer tanto o governo como os empresários, investidores e agentes do mercado financeiro dos Estados Unidos que a economia brasileira retomará o rumo do crescimento em curto prazo.

Nesse sentido, Paranhos declarou que Dilma começará sua atividade oficial em Nova York no domingo, quando se reunirá com empresários brasileiros que operam nos EUA, e que na segunda-feira, nessa mesma cidade, receberá investidores e agentes financeiros americanos.

Segundo Paranhos, a chefe de Estado explicará o plano de ajuste fiscal que pôs em prática diante da difícil situação econômica e também o vasto programa de concessões ao setor privado que anunciou para diversas áreas de infraestruturas.

Na própria segunda-feira Dilma viajará para Washington, onde Obama a receberá com um jantar oficial na Casa Branca, que será palco de uma reunião de trabalho entre os líderes na terça-feira.

No encontro com Obama, de acordo com o diplomata, serão tratados assuntos de cooperação nas áreas de energia, defesa, comércio, economia, educação, ciência e tecnologia e infraestruturas, entre muitos outros.

Além disso, Dilma e Obama farão um repasse da agenda global e regional, com especial interesse na reforma das Nações Unidas e assuntos pontuais latino-americanos, entre os quais é possível que figure a situação política na Venezuela.

Após a reunião com Obama, Dilma participará do encerramento de um seminário que reunirá empresários de ambos países e viajará para San Francisco, onde na quarta-feira deve visitar o Vale de Silício.

Ali conhecerá as instalações do Google e se reunirá com empresários do setor tecnológico, aos quais também oferecerá as oportunidades que o Brasil oferece para o investimento nessa área.

Em San Francisco visitará também a Universidade de Stanford, onde será recebida pela ex-secretária de Estado dos EUA, Condoleezza Rice, catedrática dessa instituição, e também conhecerá um centro de pesquisa da Nasa.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade