PUBLICIDADE

Política

Dilma se prepara para visitar Portugal no dia 10

31 mai 2013 - 11h23
(atualizado às 11h24)
Compartilhar
Exibir comentários

A presidenta Dilma Rousseff se prepara para ir a Portugal no dia 10. Dilma pretende se reunir com o primeiro-ministro português, Pedro Passos Coelho. Ela participa da Semana de Portugal cuja data nacional é comemorada no dia 10 em homenagem a Luís de Camões, considerado um herói, que morreu neste dia. Dilma visita o país no momento em que o Brasil comemora a eleição do novo diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), embaixador Roberto Carvalho de Azevêdo.

A escolha de Azevêdo, no último dia 7, esbarrou em dificuldades impostas, principalmente por alguns países europeus. Mas a delegação de Portugal comandou uma campanha em favor do brasileiro, o que o ajudou na eleição. O embaixador do Brasil venceu a disputa com o mexicano Herminio Blanco e toma posse em 1º de setembro.

Além disso, no dia 10 de junho, termina o Ano do Brasil em Portugal e o Ano de Portugal no Brasil - comemoração com diversos eventos culturais (música, teatro, dança, circo, fotografia e artes plásticas) que ocorrem, desde 7 de setembro de 2012, em Lisboa e outras cidades portuguesas, assim como em algumas regiões do Brasil.

Os portugueses são os principais turistas que chegam ao Brasil. Pelos dados do Anuário Estatístico do Turismo, no biênio 2011-2012, mais de 350 mil portugueses estiveram no país apenas neste período - o número corresponde a mais de 10% do total de turistas europeus.

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade