PUBLICIDADE

Política

Dilma recebe Merkel com honras de Estado

20 ago 2015 - 10h45
(atualizado às 11h14)
Compartilhar
Exibir comentários

A presidente Dilma Rousseff recebeu nesta quinta-feira com honras de Estado a chanceler alemã, Angela Merkel, com quem terá uma reunião que servirá para inaugurar um novo mecanismo de diálogo político bilateral.

Foto: EFE

Merkel chegou a Brasília na noite dessa quarta-feira, quando participou junto com sua delegação de um "jantar de trabalho" oferecido por Dilma em sua residência oficial, embora a recepção oficial tenha sido realizada hoje no Palácio do Planalto.

As presidentes se cumprimentaram com afeto no alto da rampa que leva ao palácio presidencial, após escutarem os hinos de ambos os países interpretados por uma banda militar. Depois foram para o escritório de Dilma para uma reunião privada, à qual mais tarde se somarão ministros de ambos os governos.

Após essa reunião, serão assinados vários acordos de intenção que refletirão o interesse comum por estabelecer uma maior cooperação nas áreas de economia e investimentos, ciência e tecnologia, energias renováveis, educação, meio ambiente e portos, entre outras.

Este encontro inaugurará um novo mecanismo de diálogo político que incluirá visitas bilaterais bienais, as quais se espera que ajudarão a potencializar o comércio e os investimentos mútuos.

A captação de investimentos estrangeiros é fundamental para o governo, que desse modo tenta remediar a delicada situação da economia nacional, que está à beira de uma recessão e, segundo o próprio governo, este ano se contrairá 1,5%, embora os analistas privados elevem essa taxa para cerca de 2%.

Após a assinatura dos acordos, Dilma oferecerá um almoço à chanceler alemã e a sua delegação, integrada por seis ministros, cinco secretários de Estado e vários funcionários. Esse almoço, que acontece na sede do Ministério das Relações Exteriores, vai ser a última atividade oficial da visita de Merkel, que imediatamente depois retorna à Alemanha.

Apresentador é surpreendido por baleia azul durante filmagem:
EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade