PUBLICIDADE

Política

Dilma pede solução pacífica a conflito entre Israel e Palestina

26 nov 2015 - 22h44
Compartilhar
Exibir comentários

A presidente Dilma Rousseff pediu nesta quinta-feira uma solução pacífica ao conflito entre Israel e Palestina em mensagem enviada ao secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, por ocasião da celebração no domingo passado do Dia Internacional da Solidariedade com o Povo Palestino.

A governante mostrou sua preocupação perante a falta de uma solução pacífica ao conflito do Oriente Médio, que considerou que continua sendo uma ameaça à segurança internacional.

Dilma lembrou em sua mensagem que o Brasil reconheceu formalmente o Estado da Palestina e defendeu que este deve ter uma viabilidade econômica.

"Com capital em Jerusalém Oriental, convivendo lado a lado, em paz e segurança, com Israel, com base nas fronteiras internacionalmente reconhecidas de 1967", afirmou a presidente.

Na mensagem, a presidente prometeu que o Brasil continuará apoiando "ativamente" os esforços para conseguir "uma paz justa e duradoura" na Palestina, baseado no "exercício do direito inalienável à autodeterminação do povo palestino".

Dilma disse que o aumento do número de assentamentos ilegais e ataques inspirados pelo ódio e o extremismo religioso constituem "um sério obstáculo" para alcançar uma paz duradoura na região.

"Passos concretos para alcançar prontamente a solução de dois Estados devem ser tomados, de forma a romper o círculo vicioso da violência", ressaltou a presidente.

Dilma concluiu afirmando que "ambas partes devem retomar as negociações de boa fé, sobre a base dos princípios e parâmetros estabelecidos pelo Direito Internacional e as resoluções pertinentes das Nações Unidas".

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade